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Como a Paçoquita está se renovando aos 40 anos

Doce de amendoim, famoso nas festas juninas, se renova e busca manter-se competitivo o ano todo
Por Redação
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Dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) mostram quanto os brasileiros gostam de amendoim e como esse mercado ainda pode crescer no Brasil. Segundo a entidade, os produtos industrializados feitos com amendoim estavam em 11,4% dos lares brasileiros entre julho de 2020 e junho de 2021, um aumento de 8,6% em comparação a igual período anterior. O estudo aponta, ainda, que o brasileiro consome, em média, 1,1 kg de amendoim por ano, ante a média mundial de 6 kg.

De olho nesse cenário, a Paçoquita completa 40 anos em 2022 e segue em busca de inovação. Para isso, criou uma série de novos produtos, inclusive contando com o apoio do consumidor. A marca Paçoquita faz parte da Santa Helena, maior indústria de alimentos à base de amendoim no Brasil, que registrou em 2021 receita de R$ 800 milhões, 23% superior aos R$ 650 milhões de 2020.

Na entrevista a seguir, o presidente da Santa Helena, Renato Feliz Augusto, conta mais sobre o momento da Paçoquita.

O consumo de produtos industrializados feitos com amendoim vem crescendo no Brasil. Como a Paçoquita planeja aproveitar esse momento?

Apresentamos, em 2022, um crescimento de mais de 30% no período mais importante da empresa, o das festas juninas. A Paçoquita, particularmente, se mostra relevante nesse crescimento de mercado, pois em seus 40 anos apresenta inovações e variações que atendem a diversas ocasiões de consumo, como a Paçoquita Big, a Lovers, feita pelos fãs com chocolate e avelã, a Pamonha, Esportes, Zero, Zero Aveia, Chocoberta, Cremosa e as balas. Além disso, temos os formatos rolha e retangular e várias gramaturas apoiando a estratégia dos canais de distribuição, e que são adequados aos desejos dos consumidores. Para o crescimento da marca, é fundamental ouvir os consumidores, estar perto deles. Preparamos para o segundo semestre mais lançamentos que ativarão, ainda mais, a intenção de compra do consumidor nas lojas físicas ou online.

Qual é a importância da inovação em negócios consolidados?

Buscamos entender o desejo do público e avaliar o que ele demanda como inovação, e nós, da Santa Helena, buscamos atendê-los prontamente, como já fazemos há 80 anos. Sabemos que o consumo de amendoim vem crescendo no Brasil e que ainda há muita oportunidade, quando comparado com mercados mais maduros como EUA e China.

Assim como a Paçoquita, como é possível os pequenos negócios aproveitarem a sazonalidade?

As festas juninas são muito relevantes para a Santa Helena. Só neste ano, foram responsáveis por um crescimento das vendas em mais de 30%. A Paçoquita Pamonha, inclusive, foi lançada em 2020 para as festas juninas, e sua adesão foi tamanha que ela já está no portfólio da Santa Helena, compondo mais de 150 itens da marca. No período de festas juninas, os pontos de venda expõem com mais assiduidade esse produto, já que combina com a data, e o consumidor procura mais itens de amendoim e milho. Para os pequenos negócios aproveitarem a sazonalidade é importante encontrar maneiras de surpreender o cliente. Para isso, olhar para o mercado, entender o seu público, pesquisar e planejar são condutas fundamentais.

A Paçoquita lançou uma nova versão a partir da interação de clientes pelas redes sociais. Qual a importância desse diálogo com o público?

A Paçoquita Lovers Chocolate e Avelã foi um sabor escolhido por votação dos fãs da marca, que participaram da promoção Cria Comigo Paçoquita Lovers, e já faz parte do portfólio da marca. O resultado foi tão positivo que há uma proposta para que uma nova edição da Paçoquita Lovers seja lançada periodicamente, apresentando diferentes sabores, sempre criados pelos consumidores. A empresa entende que trazer novidades para o portfólio faz parte do propósito da companhia e, nesse caso, ainda contou com a decisão de quem mais entende: o consumidor da Paçoquita. É uma preocupação da Santa Helena se manter sempre atenta às necessidades dos consumidores e, para tanto, dialogar com esse público constantemente é essencial.

As pessoas estão mais conscientes da alimentação saudável. Como a Paçoquita entende esse movimento?

Essas inovações existem exatamente para atender o público que não pode consumir açúcar e, no caso da linha Esportes, para os atletas que precisam de formulações específicas para a prática de atividades físicas. Já havíamos constatado que os esportistas consomem Paçoquita antes, depois e durante o treino. Vimos que poderíamos fazer algo mais específico para esse público. Mas é importante salientar que o amendoim é um alimento muito saudável, faz tão bem como outras castanhas, além de ser mais acessível. Para os que não podem consumir açúcar, temos a Paçoquita Zero e a Paçoquita Zero com Aveia. A Santa Helena também tem uma linha chamada Cuida Bem, com versões zero açúcar, sem corantes ou conservantes.

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