A 14ª edição da Feira do Empreendedor 2025, realizada pelo Sebrae-SP no São Paulo Expo, começou nesta quarta-feira (15) com a participação ativa de caravanas da região de Araçatuba. Na abertura do evento, nove cidades estiveram representadas. A expectativa é que, até o encerramento da feira, no dia 18, cerca de 400 empreendedores e gestores participem das atividades e oportunidades de negócios.
Empreendedores de Araçatuba, Andradina, Bento de Abreu, Santo Antônio do Aracanguá, Nova Independência, Murutinga do Sul, Guaraçaí, Lavínia e Valparaíso foram em busca de inovação, conhecimento e conexões estratégicas para o crescimento do seu negócio.

Para muitos, a experiência foi inédita, como conta a empreendedora Kelly Eleutério. “Esta foi minha primeira vez na Feira do Empreendedor. Volto motivada pelo que aprendi. Foi uma grande oportunidade de trocas para mim”, afirmou, entusiasmada.
De acordo com Marcos Amancio, gerente regional do Sebrae-SP, o evento é uma verdadeira vitrine de oportunidades. “A Feira do Empreendedor é, sem dúvida, a maior vitrine de empreendedorismo do Brasil e da América Latina. Participar desse evento significa acesso a tendências, modelos de negócios diferenciados e novas formas de desenvolvimento para nossa região.”
Entre os gestores públicos, Marcos Okajima, subsecretário de desenvolvimento econômico de Andradina, destacou o potencial de sua cidade. “Nosso grande atrativo em destaque na Feira, foi o turismo. Andradina é conhecida como a terra do Rei do Gado, mas o turismo é o novo negócio. Mostramos que isso impulsiona a economia, gera empregos e atrai novos empreendedores.”
Para Caique Rossi, prefeito de Penápolis, só há uma forma de um município crescer: com investimento; e participar de uma feira tão importante como essa é parte desse investimento. “Saímos daqui com esperança de colher grandes frutos no desenvolvimento e estímulos de educação empreendedora, destaca Caíque.”
A diretora de Inovação de Ilha Solteira, Aparecida Forte, comentou sobre o incentivo ao empreendedorismo nas escolas. “Trabalhamos dentro do ecossistema de inovação, com instituições de ensino, poder público e entidades parceiras. Queremos transformar a mentalidade dos nossos alunos para o empreendedorismo. Por isso estamos aqui com projetos dos alunos e, é claro, também fomentando Ilha Solteira como uma instância turística”.
Também ligada à educação empreendedora, Samanta Borini, prefeita de Birigui, destacou a assinatura de adesão ao programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp) na Feira do Empreendedor. “Desde que o Sebrae apresentou o Jepp, achei fascinante. Birigui é uma cidade empreendedora e agora vamos estimular esse ensino desde o primeiro ano até o quinto nas escolas municipais. Estamos levando o empreendedorismo para dentro das famílias.”
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Guilherme Laluce, a feira é estratégica. “A Feira do Empreendedor é uma referência na América Latina. Nossa gestão acredita no empreendedor como motor da economia. Trazer esses empresários para conhecerem novidades do mercado é essencial para o crescimento econômico da cidade e região.”
A missão também contou com empreendedores locais, muitos deles expositores. O empresário Fabio Monteiro Ferrarez foi um dos destaques da edição anterior e voltou este ano com o lançamento da Ilha do Pão de Mel. “Fomos destaque no ano passado, e agora lançamos essa nova versão aqui na Feira. Já vendemos quase 50% do que trouxemos nas duas primeiras horas. O espaço está sensacional.”
Tecnologia também teve protagonismo. O empresário Paulo Violato apresentou uma solução inovadora em atendimento automatizado. “Nosso principal produto é um software de autoatendimento, em que o cliente realiza a compra sem ajuda de funcionários. Graças à Feira, fizemos contatos que hoje nos levaram ao México, EUA e estamos entrando na Europa. É uma experiência transformadora.”
Para muitos, a participação no espaço vai além das vendas. O expositor David Morais reforça o valor do aprendizado. “É o terceiro ano consecutivo que venho. Sempre voltamos com muitas vendas e ainda mais conhecimento. É um ambiente em que todos se comunicam como empreendedores. A gente volta com o coração cheio de alegria.”
Marcelo Benício, também estreante no evento, destacou o impacto da inovação. “Foi minha primeira vez na Feira do Empreendedor. Fiz muito networking, deixo este evento com muita informação nova, especialmente sobre inteligência artificial e tecnologia. Fiquei impressionado com a velocidade das mudanças.”
A Feira do Empreendedor 2025 mostra mais uma vez que o espírito inovador e a força do empreendedorismo seguem crescendo na região de Araçatuba. A missão realizada pelo Sebrae-SP cumpriu com êxito seu papel de aproximar gestores, empresas e futuros empreendedores das melhores oportunidades e tendências do mercado.
