Depois de três anos de trabalho, a região de Presidente Prudente protocolou o pedido de Indicação Geográfica (IG) de Procedência da Batata-Doce no dia 21 de março, durante cerimônia realizada no Escritório Regional do Sebrae-SP, em Presidente Prudente. O pedido foi feito pela Associação dos Produtores Rurais de Batata-doce de Presidente Prudente e região (Aprobarpp).
O evento contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre produtores rurais, entidades parceiras, governança local e o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
A IG identifica a origem de um produto ou serviço que tem certas qualidades graças à sua origem geográfica ou que tem origem em um local conhecido por aquele produto ou serviço.
Após o protocolo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o pedido será submetido ao exame preliminar para verificar se a documentação apresentada está adequada. Durante esta fase, poderão ser formuladas exigências para regularização do pedido.
Todo o processo começou com o diagnóstico de potencial para a IG e seguiu com 12 fases no total, entre criação do Comitê Gestor, estruturação da entidade representativa e criação do signo distintivo. O processo ainda incluiu levantamento de dados e documentos, construção de caderno de informações técnicas e delimitação de área geográfica, por exemplo.
O Sebrae-SP atuou durante todo o processo de pedido de IG. “O Sebrae acredita que o trabalho realizado e concretizado na IG irá contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de toda a cadeia produtiva da batata-doce de Presidente Prudente e região. Trata-se de uma fermenta coletiva que agrega valor e protege o território”, destaca o analista de negócios do Sebrae-SP Rodolfo Fachiano.
Trabalho conjunto
Além da Aprobarpp, o processo contou com a parceria do Sebrae-SP, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Presidente Epitácio, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Regional de Presidente Prudente, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Sindicato Rural de Presidente Prudente, Secretária de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Secretário de Agricultura e Abastecimento (Seagri).