Artesãos de diversos municípios da região de Bauru participaram, entre os dias 5 e 9 de julho, de missões empresariais organizadas pelo Sebrae-SP com destino à Mega Artesanal, em São Paulo. Reconhecida como uma das maiores feiras de artesanato e artes manuais do país, a Mega Artesanal oferece uma programação completo com cursos, lançamentos de produtos e matérias-primas, projetos criativos, exposições, premiações, encontros e amplas oportunidades de negócios para os profissionais do setor.
Oito ônibus levaram 262 participantes dos municípios de Iacanga, Arealva, Pederneiras, Itaju, Bariri, Piratininga, Lençóis Paulista, Cafelândia, Barra Bonita e Bauru. A viagem foi promovida pelo Escritório Regional do Sebrae-SP em Bauru, em parceria com as prefeituras, com o objetivo de proporcionar aos participantes contato direto com as principais inovações do setor, além de oferecer acesso a conhecimento técnico por meio de especialistas renomados.

A artesã Fabiana Rodrigues Passamani Godoy trabalha com biscuit há 20 anos em Itaju e organiza, em parceria com outros profissionais, uma feira de artesanato no município. Foi a primeira vez que participou da feira. “Participar da Mega Artesanal foi uma experiência incrível e muito esperada. Como artesã há muitos anos, sempre soube da grandiosidade do evento, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ir. Superou minhas expectativas. Fiquei especialmente feliz em conhecer uma artesã de biscuit renomada. A visita foi superprodutiva, pois tive vários insights, ideias novas para meus trabalhos e para aplicarmos na nossa feira de artesanato. Voltei inspirada, com a cabeça cheia de ideias e já com vontade de voltar”, analisa.
Com uma trajetória de 40 anos na arquitetura, Fabiana Naxara Poli descobriu-se artesã durante a pandemia. Desde então, passou a se dedicar a trabalhos autorais como pintura em porcelana, modelagem em cerâmica, vitrofusão e joias artesanais. Para ela, a participação na feira foi uma experiência positiva. “Diferente dos eventos que costumo frequentar como arquiteta, essa vivência teve um significado especial. Após a pandemia, iniciei atividades que hoje me definem como artesã e o que mais me encantou foi a oportunidade de aprender novas técnicas e conhecer fornecedores que realmente facilitam a produção com mais qualidade”, pontua. A artesã de Bariri, destaca a organização da missão como um dos principais pontos fortes. “Mesmo tendo visitado a feira por apenas um dia, o que exigiu bastante planejamento e foco para priorizar os estandes, voltei cheia de ideias e novas possibilidades para o meu negócio. A organização e a pontualidade me transmitiram confiança e permitiram aproveitar ao máximo a experiência. Espero participar de outras edições no futuro”, finaliza.

“A Mega Artesanal não é apenas uma feira, é um conjunto de oportunidades que impulsiona o crescimento de empreendedores no universo do artesanato. Para quem busca expandir seu negócio e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, a participação neste evento é, sem dúvida, um investimento estratégico. O apoio do Sebrae-SP começa muito antes da Feira com a orientação de como os visitantes podem aproveitar cada espaço na Mega, focando em networking, acesso a conhecimentos e tendências. Em resumo, é uma fonte de inspiração e um espaço de estímulo a evolução do artesanato como negócio e fonte de realização do empreendedor”, acrescenta a gestora regional de Economia Criativa em Bauru, Valéria Beltrami.
