Ficar rico rápido, trabalhar menos, comprar só por status, para investir ou para algum parente tocar. Se essas são as motivações para a compra de uma franquia, o palestrante Luís Stockler, da Y Consultoria, reforça: não compre. A discussão fez parte da programação da Arena de Novos Negócios e Franquias da Feira do Empreendedor (FE25) do Sebrae-SP, que segue até sábado, 18, no São Paulo Expo. A entrada é gratuita.

Luís reforçou durante a palestra que a compra da franquia deve ser racional, que é preciso fazer conta e muita pesquisa. Entre os pontos importantes para considerar estão: autoanálise, conhecer o sistema de franquia, avaliação do investimento, definição do segmento do negócio, análise do resultado operacional e avaliação do retorno do investimento.
“Compre a franquia, não pelo produto, mas porque você ama o dia a dia do negócio”, destacou o especialista. Em relação à avaliação dos recursos financeiros, o conselho é equilibrar quatro fatores: remuneração desejada, tempo e forma de dedicação, investimento e retorno, e possibilidades de crescimento.
A palestra “Como avaliar uma franquia antes de investir”, de Luís Stockler, integrou a programação do segundo dia da Arena de Novos Negócios e Franquias, que conta com a parceria da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O espaço tem duas salas laterais, uma para reuniões de potenciais clientes e a outra para networking de negócios. A programação da arena pode ser consultada em https://fe25.com.br.

Este é o quarto ano da Arena de Franquias na Feira do Empreendedor. Na avaliação do consultor de negócios do Sebrae-SP e um dos gestores do espaço, Artur Takesawa, o perfil do público da arena amadureceu. “O público das palestras está mais interessado nos temas. Não é o primeiro contato deles com o universo de franquias e, geralmente, já fizeram uma pesquisa prévia. As franquias expositoras também convidaram os interessados na marca para fazer essa aproximação na feira”, contextualizou.
Mapa Interativo
A FE25 tem um Mapa Interativo, pelo qual é possível consultar todas as atrações, expositores e demais espaços, e traçar rotas a partir do ponto que o visitante se encontra. Ao selecionar o ponto de partida e de destino, a ferramenta traçará um caminho, indicando distância a ser percorrida. O serviço também está disponível por voz. O Mapa pode ser acessado pelo site ou pelo aplicativo Sebrae, que pode ser baixado na App Store ou no Google Play.
Como chegar
O São Paulo Expo está localizado na Zona Sul da cidade de São Paulo. Está à margem da Rodovia dos Imigrantes, ao lado do Parque do Estado, Jardim Zoológico de São Paulo e o Centro Paralímpico Brasileiro. Fica a 10 minutos do Aeroporto de Congonhas.
O Sebrae-SP oferece gratuitamente transferes circulares e acessíveis devidamente identificados para fácil visualização pelos visitantes da Feira do Empreendedor, em trajeto de ida e volta, entre as estações de metrô e o pavilhão São Paulo Expo, durante todo o período de realização do evento.
Os traslados gratuitos de vans estão disponíveis em duas estações do metrô ao SP Expo, das 9h30 às 21h30: estação Santos-Imigrantes (linha verde) e estação São Judas (linha azul).
Parceiro
O BNDES é parceiro histórico das micro e pequenas empresas brasileiras, oferecendo soluções de crédito e garantias para o aumento da produtividade e competitividade, gerando emprego, renda e desenvolvimento. Em 2024, foram 400 mil operações realizadas com esse público, alcançando R$ 40 bilhões em financiamentos e mais R$ 15 bilhões em créditos viabilizados por fundos garantidores. O BNDES ampliou seu alcance por meio da oferta de condições simplificadas e acesso facilitado a financiamentos, contando também com o Canal MPME, que conecta empreendedores a instituições financeiras credenciadas.
Para mais informações basta acessar o link: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/onde-atuamos/micro-pequenas-medias-empresas
FE25
Data: 15 a 18 de outubro, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo – SP
Entrada gratuita
Inscrições: fe25.com.br
