O Alto Tietê teve reconhecidas dez Cadeias Produtivas Locais (CPLs), com diferentes níveis de maturidade, conforme divulgado preliminarmente pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de São Paulo nesta sexta-feira (05/09). O Sebrae-SP, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento de Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) e os líderes do programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider) – iniciativa conjunta das entidades -, além de outras instituições e poder público, atuou no apoio à identificação, elaboração das propostas e submissão das estruturas para o Programa Estadual de Desenvolvimento das Cadeias Produtivas Locais – SP Produz.
A conquista fortalece o desenvolvimento econômico e as potencialidades de diversos setores da região. Ao todo, as CPLs são reconhecidas em quatro níveis: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura. A partir do nível CPL em Desenvolvimento, as cadeias podem acessar recursos para investimentos.
O grande destaque da região foi a CPL Fungicultura de Mogi das Cruzes, classificada como madura, o mais alto nível do programa. Além disso, a região conquistou seis CPLs no nível Consolidada: Agricultura Familiar de Mogi das Cruzes, Leite de Mogi das Cruzes, Agroindústria de Biritiba Mirim, Turismo de Base Comunitária de Biritiba Mirim, Cervejas Artesanais de Suzano e Gastronomia de Suzano.

Outras duas CPLs estão no nível em Desenvolvimento: Mel de Salesópolis, Metalurgia de Itaquaquecetuba, e uma em Aglomerado Produtivo: Tecnologia da Informação de Mogi das Cruzes.
O Alto Tietê já havia conquistado, em 2024, o reconhecimento da CPL do Eucalipto de Salesópolis, classificada como madura, tendo inclusive já captado recursos para o desenvolvimento de projetos, no montante de R$ 750 mil.
A gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa, ressaltou a importância dessa conquista para a região. “O reconhecimento das CPLs representa o fortalecimento das estruturas produtivas regionais. Além de possibilitar a captação de recursos para investimentos, a conquista fomenta o desenvolvimento territorial e amplia o protagonismo regional”, analisou.
O programa é voltado para micro, pequenas e médias empresas de um mesmo ramo ou segmento que atuem de maneira organizada, com uma estrutura de gestão em comum. A iniciativa oferece apoio técnico, mentorias e recursos para apoiar as ações das CPLs.
A analista de negócios do Sebrae-SP, Marcia Harumi Ito, destacou que as CPLs são fundamentais para fortalecer as produções regionais, independentemente do setor. “As CPLs promovem a união dos produtores, que antes atuavam de maneira isolada. Esse movimento garante mais força e visibilidade para os grupos, resultando em maior compartilhamento de conhecimento, técnicas e gestão dos negócios, o que, consequentemente, aumenta a renda e a produtividade”, explicou.
