ASN SP
Compartilhe

Sebrae-SP reúne representantes do agronegócio em Fartura para criar oportunidades para setor

Primeira ação definida pelo grupo será Dia de Campo com palestras para 90 produtores rurais da região
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Na quarta-feira (2/10), o Sebrae-SP reuniu entidades em Fartura com o objetivo de criar o “Cinturão do Agronegócio”, unindo representantes envolvidos com o setor para criar ações de suporte e oportunidades voltadas aos produtores rurais. Participaram da reunião Marcelino Felipe e Vinícius Getco, ambos do Sebrae-SP, Conrado Camargo Garcia Bortotti, presidente da Associação Comercial e Industrial de Fartura (Acif), representantes do Sicoob Crediceripa, Sicredi, Sindicato Rural, Cativa, Cooperativa dos Criadores de Suínos de Fartura e Associação dos Produtores de Leite de Fartura e região (Aplefar).

Foram identificadas duas necessidades principais: realizar ações de planejamento e apoio, para que o produtor consiga manter o seu negócio, e viabilizar a diversificação da produção, para que ele não dependa de uma única atividade.

As principais dificuldades dos produtores têm sido o preço de venda e os fatores climáticos que prejudicam a produção. “Se tivermos uma capacitação desses produtores, podemos melhorar a qualidade do que está sendo produzido e, consequentemente, o preço. No caso do leite, por exemplo, existe o Cepea, que dá o preço médio, mas se o produto tiver qualidade, é possível vender por um preço diferenciado. Com projetos que capacitam o produtor, conseguimos agregar valor e melhorar o preço”, explicou Sérgio Adriano Benato Bergamo, da Aplefar.

Para Cláudio Marcelo Andrade, presidente da Cooperativa dos Criadores de Suínos de Fartura, essa união de parceiros é benéfica de modo geral. “É uma ação positiva tanto para os produtores, como para o comércio local. Por isso, estamos envolvendo a Acif, as cooperativas de crédito. Começa lá na propriedade e é extensiva a toda a comunidade. As expectativas são muito grandes, porque com união conseguimos fazer as coisas e melhorar a situação tanto profissional, como pessoal de cada um dos envolvidos”.

Eliezer Donizete Rodrigues do Amaral, vice-presidente da Cooperativa dos Criadores de Suínos, contou que Fartura é composta por pequenos produtores rurais que estão passando por uma situação difícil. “Essa vinda do Sebrae-SP é muito boa para ajudar a tirar a gente desse sufoco. Historicamente, tivemos vários divisores na agricultura local, com a vinda de ações e tecnologias para nos ajudar. Acredito que essa parceria seja mais um divisor”, ressaltou.

“Precisamos entender a necessidade de cada produtor. E somente quem vive o dia a dia dos produtores rurais de Fartura pode nos dizer. Com a ajuda desses parceiros, podemos diagnosticar o que essas pessoas precisam e trazer soluções para que elas melhorem o seu negócio”, frisou Vinícius Getco, consultor de negócios do Sebrae-SP.

A primeira ação definida pelo grupo será um Dia de Campo, com palestras para 90 produtores rurais de Fartura e região. A programação do evento, que deve acontecer em novembro, está sendo definida pelo Sebrae-SP junto aos parceiros e deve ser divulgada em breve.