O setor produtivo ligado à batata-doce da região de Presidente Prudente dará mais um passo para a Indicação Geográfica (IG) de Procedência da Batata-Doce. Nesta quinta-feira, dia 21, às 19h, será realizada a cerimônia de protocolo de pedido da IG, no Escritório Regional do Sebrae-SP.
O pedido será feito pela Associação dos Produtores Rurais de Batata-doce de Presidente Prudente e região (Aprobarpp) e envolve um grupo de parceiros: Sebrae-SP, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Presidente Epitácio, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) – Regional de Presidente Prudente, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Sindicato Rural de Presidente Prudente, Secretária de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Secretário de Agricultura e Abastecimento (Seagri).
De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP Rodolfo Fachiano, será uma celebração dos três anos de trabalho, que finalizará com o protocolo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A IG identifica a origem de um produto ou serviço que tem certas qualidades graças à sua origem geográfica ou que tem origem em um local conhecido por aquele produto ou serviço. De acordo com o analista do Sebrae-SP, a IG é uma forma de agregar valor ao produto e proteger o território, fortalecendo a cadeia produtiva.
Atualmente, o Estado de São Paulo tem sete produtos com IG reconhecida: o café da Alta Mogiana, o calçado de Franca, o café da região de Pinhal, a cerâmica artística de Porto Ferreira, o café da região de Garça, o calçado infantil de Birigui e a uva niágara rosada de Jundiaí.
O escritório do Sebrae-SP está localizado na Avenida Washington Luiz, 466, no Centro. Outras informações pelo telefone (18) 3916-9050.