O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Campina e o Sebrae Aqui, concluiu o curso gratuito ‘Aprenda a Fabricar e Vender Massas Frescas’. A capacitação, realizada entre 1º e 16 de outubro, proporcionou aos participantes conhecimentos práticos sobre a fabricação de massas, incluindo técnicas de preparo, manipulação, modelagem e finalização, além da produção de diferentes tipos de molhos.

A formação também abordou aspectos fundamentais para quem deseja empreender no setor alimentício, como controle de estoque, precificação, embalagem e atendimento ao cliente.
Para o consultor de negócios do Sebrae-SP Adriano Souza, a conclusão da capacitação representa uma oportunidade de transformar o aprendizado em novas perspectivas profissionais e empreendedoras.
“Quando falamos em empreender com alimentação, é importante olhar para todo o processo. Saber produzir é fundamental, mas também é necessário compreender os custos, definir preços adequados, cuidar da apresentação dos produtos e oferecer um bom atendimento. A capacitação contribui para que os participantes desenvolvam essa visão empreendedora e se sintam mais preparados para aproveitar as oportunidades do mercado, seja para complementar a renda ou iniciar o próprio negócio”, destaca.
Os resultados da capacitação também foram percebidos pelos participantes, que destacam a importância das aulas práticas e dos conhecimentos adquiridos.
“Foi uma experiência muito positiva e enriquecedora. Consegui adquirir e absorver conhecimentos que certamente contribuirão para colocar em prática novas ideias e gerar bons resultados, os quais certamente renderão lucro”, destaca Neize Santiago.
Já Riley Corrêa destaca a importância da combinação entre teoria e prática e afirma que pretende empreender no setor de massas frescas no futuro.
“Achei o curso muito interessante e enriquecedor, pois trouxe novos conhecimentos e aprendizados importantes para quem deseja entrar no setor. O que mais gostei foi a oportunidade de aprender na prática, tirar dúvidas e conhecer melhor esse mercado. Resolvi fazer o curso para adquirir mais conhecimento, me capacitar e entender melhor as oportunidades nessa área. Pretendo empreender nesse setor no futuro, colocando em prática tudo o que aprendi e buscando crescer profissionalmente. A professora Patrícia é uma excelente profissional, muito atenciosa, paciente e dedicada, sempre disposta a ensinar e tirar nossas dúvidas. Gostei muito da forma como ela transmitiu seus conhecimentos, unindo teoria e prática de maneira clara e agradável. Ficará para sempre em nossos corações”, declara.
A participante Andréia Gomes também destaca como os conhecimentos adquiridos em cursos de qualificação podem ser aproveitados no dia a dia e estimular novas possibilidades.
“Os cursos nos deixam lições que levamos para a vida. Tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas, aprendemos conhecimentos que guardamos na mente e no coração e conseguimos aplicar no dia a dia. São aprendizados que fazem a diferença, ampliam nossa visão e nos mostram novas possibilidades. Quando temos professores que compartilham seus conhecimentos com dedicação, conseguimos enxergar caminhos para crescer e alcançar o sucesso”, finaliza.
