ASN SP
Compartilhe

Porto Ferreira vence etapa nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Por Redação
ASN SP
Compartilhe
Porto Ferreira vence etapa nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Porto Ferreira vence etapa nacional do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (Foto: Divulgação/Prefeitura Porto Ferreira)

Com o projeto “Porto Ferreira – Cerâmica de Procedência”, município vence na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos

Após vencer a etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE), o município de Porto Ferreira não apenas se classificou para a premiação nacional como venceu! Com o projeto “Porto Ferreira – Cerâmica de Procedência”, o município sagrou-se vencedor na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos, tornando-se referência para todo o Brasil. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 28 de junho, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, e contou com a presença de centenas de prefeitos, parlamentares e autoridades para reconhecer gestores públicos que investem no empreendedorismo, na competitividade dos pequenos negócios e na modernização da gestão pública local. Ao todo, 182 prefeitos e prefeitas foram selecionados para a disputa nacional do Prêmio, com 199 projetos.

Para o prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa, o prêmio é reconhecimento de um trabalho coletivo entre poder público e empresariado. “Formatamos um comitê que reúne empresários e prefeitura para debater os destinos e os investimentos na área da nossa vocação turística. Porto Ferreira é a capital nacional da cerâmica artística e da decoração e uma das iniciativas foi credenciar o município, através do INPI, com o selo de Indicação Geográfica da procedência da cerâmica de Porto Ferreira, gerando valor agregado às nossas peças, maior valor cultural a tudo aquilo que é feito na cidade e a nossa história e, através dessa ação, gerando mais empregos e renda para os munícipes”, comemora.

Michelle Sabino, gerente regional do Sebrae-SP, comenta que é uma honra para a regional São Carlos trazer esse prêmio para o Estado e para o município de Porto Ferreira, resultado de um trabalho envolvendo a governança local, entidades, empresas e a equipe de analistas e consultores do Sebrae-SP. “Há mais de dez anos que São Paulo não vencia uma etapa nacional. Essa conquista mostra o quanto estamos no caminho certo para seguir fortalecendo as vocações econômicas da região, promovendo um desenvolvimento local de fato com soluções que apoiam os empresários no que eles mais precisam, para cada momento de suas jornadas empreendedoras”, destaca.

Dados do PSPE 2022

O XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor bateu recorde de inscrições com 1.615 projetos habilitados, de 1.327 municípios distintos das 27 unidades da federação. Desde a 3ª edição, não havia a participação de todos os estados e do DF. Em termos regionais, o destaque para o número de projetos inscritos é da região Sudeste, com 511, seguido da região Nordeste, com 455; Norte, com 256; Sul, com 277 e Centro-Oeste, com 116 projetos. Entre os estados com maior número de projetos habilitados, destacam-se São Paulo, com 236; seguido por Minas Gerais, com 176; Santa Catarina, com 104; Pará, com 93 e Rio Grande do Sul, com 90.

Entenda a competição

O lançamento da XI edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (PSPE) ocorreu em outubro de 2021. Desde então, os projetos inscritos passaram por processo de avaliação que incluíram etapas de habilitação, pré-seleção estadual e visita técnica no município para comprovação para participarem da premiação estadual. No dia 9 de junho, após a pré-seleção nacional, foi realizada a última etapa da competição com a participação de 24 jurados em encontro presencial no Sebrae Nacional, para a escolha dos 12 finalistas.

A iniciativa tem a participação da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Associação dos Tribunais de Contas (ATRICON), CFC, Centro de Liderança Pública (CLP), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Municípios (CNM), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD), FENACON, Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Fórum Permanente, Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Instituto Rui Barbosa (IRB), do Observatório Social do Brasil (OBS). Também são parceiros do Prêmio o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério da Economia por meio da Secretaria de Gestão e da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade.

  • Porto Ferreira
  • Prefeito Empreendedor
  • XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor