A construção civil de São Carlos deu mais um passo para fortalecer o setor na região. Representantes de empresas, instituições de ensino, entidades e do poder público participaram, nos dias 30 de junho e 1º de julho, da Oficina da Cadeia Produtiva Local (CPL) da Construção Civil, promovida pelo Sebrae-SP, que resultou na elaboração de um plano de ação com prioridades definidas de forma coletiva.

O documento reúne propostas voltadas à qualificação de mão de obra, valorização dos profissionais, fortalecimento da governança da cadeia produtiva, ampliação do acesso ao crédito, incentivo à inovação, digitalização de processos, aproximação entre empresas e instituições de ensino e fortalecimento de fornecedores da região. As ações servirão de base para os próximos trabalhos da governança da CPL.
Para o gestor de inovação do Sebrae-SP Ícaro Tiberti, o principal resultado da oficina foi reunir diferentes segmentos da construção civil para construir soluções em conjunto.
“A avaliação é extremamente positiva. Conseguimos reunir representantes de diferentes elos da cadeia produtiva da construção civil em um ambiente colaborativo, com ampla participação e disposição para construir soluções conjuntas. O resultado demonstra que existe um interesse genuíno em fortalecer a cadeia por meio da cooperação e da construção de uma agenda comum.”
Construção coletiva
Durante os encontros, os participantes compartilharam experiências, discutiram desafios comuns e apontaram oportunidades para fortalecer a competitividade da construção civil em São Carlos e região.

Para o engenheiro civil Miguel Fragalli, do Grupo Fragalli Construções, a principal contribuição da oficina foi mostrar que muitos dos desafios enfrentados pelas empresas são semelhantes. “O principal aprendizado foi perceber que muitos dos desafios enfrentados pelas empresas são comuns e que, quando discutidos de forma conjunta, podem resultar em soluções mais eficientes. O diálogo entre os diferentes participantes mostrou o potencial que temos para evoluir como setor.”
A estagiária de Inovação e Sustentabilidade do Grupo ADN, Letícia de Ávila, destacou o engajamento dos participantes e o espírito de colaboração durante a construção do plano. “O principal aprendizado que levo é perceber que existem muitas pessoas engajadas e determinadas a construir, de forma colaborativa, um elo forte para a construção civil, pensando no futuro e no desenvolvimento das pessoas que estão em São Carlos, trazendo oportunidades de trabalho melhores.”
Já a analista de Inovação e Sustentabilidade do Grupo ADN, Rafaela Arantes Stancari, avalia que a aproximação entre empresas, instituições de ensino, entidades e poder público fortalece todo o setor. “Os desafios enfrentados pelas empresas são comuns a toda a cadeia produtiva e, quando discutidos de forma colaborativa, abrem espaço para soluções mais consistentes e com maior impacto. A cooperação é um caminho essencial para promover inovação, desenvolver fornecedores locais e ampliar a competitividade da construção civil na região.”
A expectativa é que as prioridades definidas durante a oficina sejam transformadas em projetos e ações coordenadas pela governança da Cadeia Produtiva Local, ampliando a integração entre os diferentes segmentos e contribuindo para o desenvolvimento da construção civil em São Carlos e região.

Entre as próximas atividades previstas estão o encontro “Liderança e gestão de pessoas na prática”, que será realizado no dia 20 de julho, às 18h30, na Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), além de capacitações sobre estratégias digitais para geração de negócios, inteligência artificial aplicada às empresas e uma Rodada de Negócios da Construção Civil.
Próximas atividades
• Liderança e gestão de pessoas na prática
Data: 20 de julho
Horário: 18h30
Local: AEASC – Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos
Endereço: Rua Sorbone, 400 – Centreville, São Carlos-SP
Inscrições: link
• Estratégias digitais que geram negócios;
• Negócios inteligentes: inteligência artificial para empresas;
• Rodada de Negócios da Construção Civil.
-
