
Das peças decorativas e utilitárias para a moda sustentável. Bordados e crochês feitos com fibra de bananeira do Vale do Ribeira foram o grande diferencial da coleção ‘As Bananas’, assinada pela estilista Julia Pantaleão, que encerrou os desfiles do Vale Fashion em São José dos Campos, no dia 23 de julho. Acostumada a valorizar o trabalho artesanal em suas peças, Julia amplia esse olhar ao conectar diferentes territórios e técnicas, ressaltando a sustentabilidade e a identidade cultural na moda.
Parceiro da iniciativa, o Sebrae-SP levou uma comitiva de empreendedoras de economia criativa do Vale do Ribeira para prestigiar o desfile, especialmente as artesãs Dinalva Belisario Temerario, Maria Carmen Oliveira Lima e Magaly Antonia, de Ilha Comprida, além de representantes das associações Banarte e Artemira de Miracatu, que contribuíram com a coleção ‘As Bananas’.

“Participar do Vale Fashion tem um sabor muito especial. Primeiro porque a gente vê nossas clientes, as artesãs, perceberem que o que elas fazem vai além daquilo do que imaginavam. Para além das peças decorativas, para além dos trançados que já estavam acostumadas a fazer, hoje elas estão percebendo uma nova frente, novas possibilidades. E para nós do Sebrae é algo absolutamente importante porque a gente vê dois escritórios distintos, de regiões muito distintas, trabalhando juntos num mesmo propósito. E tendo como pano de fundo a economia criativa, a moda”, comenta o analista de negócios e gestor de economia criativa do escritório regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Carlos Alberto Pereira Junior.
Para a estilista Julia Pantaleão, foi emocionante ver as crocheteiras e artesãs do Vale do Ribeira e do Vale do Paraíba acompanhando o desfile de lançamento da coleção. “A ansiedade foi muito grande. Desenvolver esse trabalho com a fibra da banana foi um grande desafio, ainda é porque a gente vai continuar, e ver as artesãs acompanhando tudo isso foi emocionante”, afirma.
A estilista explica que os crochês, bordados e aplicações produzidas com a fibra de banana trouxeram textura, movimento e identidade às peças, assim como folhas, fibras e formas inspiradas na bananeira aparecem em diferentes detalhes da coleção. “Utilizamos a fibra da bananeira ainda em seu estado original, sem necessariamente passar pelo processo de transformação em tecido. O grande diferencial está justamente em incorporar essa matéria-prima diretamente à construção das roupas. É uma coleção autoral, artística e afetiva, que une moda contemporânea, sustentabilidade, artesanato e pertencimento”, explica Julia.

Moda autoral e sustentável
Carlos Alberto revela que o objetivo é promover um curso no Vale do Ribeira pelo programa Crie Moda Autoral do Sebrae-SP, que oferece soluções gratuitas para apoiar empresas e profissionais do setor. “Queremos desenvolver uma trilha para que artesãos, artesãs e pessoas que já trabalham ou desejam trabalhar com moda autoral possam se inspirar no nosso território e nas manifestações culturais do Vale do Ribeira para desenvolver peças únicas e exclusivas, gerando inclusão produtiva, criação de novos negócios e marcas estruturadas”, relata o analista do Sebrae-SP.
Coleção As Bananas
Estilista, idealizadora e diretora criativa: Julia Pantaleão
Maquiagem artística: Alessandra Zimmermann
Artista plástica e criadora das estampas exclusivas: Maria Paula Bianco
Modelo e musa da coleção: Gleyce Hellen
Fotografia oficial: Rosane Almeida
Crocheteira exclusiva Vale do Paraíba: Letícia
Artesãs do Vale do Ribeira: Dinalva Belisario Temerario, Maria Carmen Oliveira Lima e Magaly Antonia
Investidora do ateliê: Gilda Casagrande
