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O sucesso nos negócios do dentista que montou uma empresa de molduras

CEO da Moldura Minuto, Antonio Carlos Viegas fala sobre o mercado de empreendedorismo artístico
Por Sebrae-SP
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Antonio Carlos Viegas, CEO da Moldura Minuto:e-commerce mais forte na pandemia

Uma necessidade não atendida pelo mercado levou à criação de uma das franquias mais famosas do Brasil quando se trata de arte e decoração. No final da década de 1990, o então dentista Antonio Carlos Viegas se frustrou com a demora para emoldurar um quadro para o seu consultório e começou a pensar em empreender nessa área. Estudou a fundo o mercado e, em 1999, montou a Moldura Minuto, atualmente com 60 unidades em 25 cidades brasileiras e três unidades em países da América do Sul.

Hoje, a Moldura Minuto é referência no setor, e conta com serviço de emolduramento de alto luxo e galeria de artes e fotografias com acervo exclusivo – o que inclui consultoria especializada em decoração de ambientes. A empresa mantém outros projetos, como a plataforma de e-commerce Galeria Minuto e a série de lives Papo com Artista. Na entrevista a seguir, Viegas fala sobre as origens da empresa e como é empreender em um negócio ligado às artes.

Como surgiu a ideia de criar o Moldura Minuto?

A Moldura Minuto surgiu de uma necessidade minha quando eu era dentista. Quando fui inaugurar meu primeiro consultório, precisei montar um quadro para a sala de espera que ia ser utilizada no dia seguinte. Esse quadro demorou 15 dias para ser emoldurado. Um quadro é algo tão simples que me fez pensar como poderia demorar 15 dias para fazer. Foi quando pensei que se um dia eu saísse da odontologia, iria montar um negócio baseado na venda de quadros para fazer isso rapidamente. Depois de três anos, eu resolvi abraçar essa oportunidade que havia ficado na minha mente, estudei o mercado, as tendências e resolvi empreender fazendo o meu negócio com base na produção rápida de quadros.

Quem é o cliente típico da empresa? Existe um perfil?

Os nossos clientes típicos, baseado na pesquisa do Ibope que encomendamos no início de 2020, são 55% mulheres e 45% homens das classes A e B. São pessoas gostam de cultura, viagem e decoração.

Quais as características de um empreendedor na área de arte?

O empreendedor que atua nessa área tem como vantagens o fato de ela ser mais estável. Por exemplo: não há definição de uma cor por ano, como no mercado de moda e de calçados, nem a exigência de um número grande de coleções. Claro que na arte temos algumas tendências, mas elas ocorrem em períodos maiores de tempo. Inserindo a arte no universo da decoração, nós temos coleções que variam de cinco em cinco anos, por exemplo. Agora estamos em uma onda de cores claras e o uso do amadeirado; claro que o empreendedor de arte deve se adequar a isso, mas ele tem de priorizar mais a criatividade – tendo um tempo maior para criar – do que a dinamicidade.

Como a pandemia impactou a empresa? Foi possível inovar no período?

Claro que a pandemia foi uma coisa horrível, mas ela também auxiliou muito no crescimento do mercado de decoração e da Moldura Minuto. Com a quarentena e as pessoas isoladas em casa, a preocupação com a decoração de interiores cresceu exponencialmente. Nós ainda fomos beneficiados pelo fato de termos uma forte presença digital. Nosso e-commerce, que atende a todo o Brasil, permaneceu em funcionamento nesse período e nós pudemos otimizar nossas operações de atendimento a distância.

O quanto a atual situação da economia afeta um negócio ligado à arte?

No nosso caso, os produtores de arte que atuam conosco não sofreram tanto impacto, porque nosso atendimento é voltado às classes A e B. Claro que a inflação gera um certo desconforto sempre que um aumento é anunciado, mas o fato de o pão e a gasolina estarem mais caros não faz com que esse segmento de clientes deixe de investir em arte e emolduramento. Isso porque consumir arte e cultura deixou de ser algo supérfluo e se tornou algo essencial para a impressão da personalidade.

Quais os projetos da empresa para o futuro?

Os projetos para o futuro estão baseados na integração entre o ambiente físico e digital de uma forma eficaz, trabalhando o método omnichannel. Nosso foco é estar onde o cliente está, por isso vamos investir em expansão nas duas frentes – tanto digital quanto física.

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