O número de motoristas de transporte por aplicativo formalizados como Microempreendedores Individuais (MEIs) em Araraquara mais que dobrou em um ano, passando de 98 registros em 2024 para aproximadamente 200 em 2025. Apesar do crescimento, a informalidade ainda existe e o Sebrae-SP promove uma ação para incentivar a regularização e oferecer orientação especializada para essa categoria na região de Araraquara.

Os atendimentos são gratuitos e podem ser realizados nas unidades do Sebrae Aqui da região, sem necessidade de agendamento prévio. Os endereços podem ser consultados no site.
A ação tem como objetivo aproximar esses profissionais dos serviços oferecidos pelo Sebrae Aqui. “Muitos motoristas já atuam como empreendedores, mas ainda não se enxergam dessa forma. Nosso trabalho é mostrar que, com orientação e planejamento, é possível transformar a atividade em um negócio mais estruturado e sustentável”, reforça Karla Scalçone, consultora de negócios do Sebrae-SP.
Além da regularização, os participantes também poderão receber orientações sobre controle de custos, formação de preço, planejamento financeiro e organização da rotina de trabalho, pontos essenciais para aumentar a renda e garantir mais segurança na atividade.
Oficina fluxo de caixa
Além dos atendimentos, será realizada uma oficina gratuita sobre fluxo de caixa voltada especialmente para motoristas de aplicativo e outros trabalhadores autônomos que desejam aprender a controlar melhor as finanças do negócio. A capacitação será no dia 17 de março, às 19h, no Escritório Regional, localizado na Avenida Maria Antonia Camargo de Oliveira, 2.903, Vila Ferroviária, em Araraquara. Mais informações pelo WhatsApp (16) 99219-4117.
-
