A empreendedora Rosimary de Souza Santos Ribeiro, responsável pela Dona Léo Farofa Artesanal, de Barretos, tornou-se a primeira empresária do município a receber o Selo Produto de Barretos – Qualidade Bruta, certificação que reconhece a excelência dos processos produtivos e a valorização dos produtos locais.

A entrega do selo ocorreu na sexta-feira, 19 de dezembro, no auditório da Prefeitura de Barretos, com a presença do gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Barretos, Rafael Matos do Carmo, do prefeito Odair Silva, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Santos Abraão Reis, presidente da Câmara Municipal, Luiz Paulo Vieira, conhecido como “Lupa” e imprensa local.
Rosimary destacou que o principal desafio para conquistar o selo foi adequar toda a estrutura produtiva aos critérios exigidos pelo programa. “Representar Barretos sempre foi minha prioridade. Quando soube do selo, enxerguei uma grande oportunidade e fui em busca de todos os requisitos. Foi desafiador, precisei construir uma cozinha profissional, algo que eu não tinha, mas foi um processo maravilhoso. Passar por cada etapa, levar o nome da minha mãe e representar Barretos é um privilégio enorme”, afirmou.

Segundo o gerente regional do Sebrae Barretos, Rafael Matos do Carmo, a concessão do primeiro selo marca um momento histórico para o município. “A entrega do primeiro Selo Produto de Barretos representa um marco para a cidade e para o empreendedorismo local. Ele reconhece o esforço, a profissionalização e o compromisso da empreendedora com a qualidade, além de estimular outros negócios a buscarem excelência e valorização da produção barretense”, destacou.
A empresária também ressaltou o apoio recebido ao longo da trajetória, especialmente do Grupo Conexão Feminina e do Sebrae Barretos. “Faço parte do Grupo Conexão Feminina e, por meio dele, participei de diversos cursos do Sebrae-SP, como o ALI Produtividade, que me auxiliaram e incentivaram durante toda a jornada. Estar com o Sebrae-SP é não desistir dos objetivos, e eu sempre estarei com eles”, disse.
Para Rosimary, ser a primeira mulher a conquistar o selo também tem um significado inspirador.
“Ser a primeira empresária e mulher a receber esse selo é uma forma de incentivar outras mulheres. Se eu consegui, elas também podem”, completou.
A Dona Léo – Farofa Artesanal existe desde 2011 e carrega uma forte história familiar. O nome da marca homenageia Dona Leonor, mãe da empreendedora, falecida em 2015, responsável pela receita original da farofa que deu origem ao negócio.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, Luiz Paulo Vieira, o “Lupa”, um dos idealizadores do projeto do Selo de Qualidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Sebrae-SP, Barretos tem uma marca reconhecida nacionalmente. “Não resta dúvida de que, quando participamos de feiras ou eventos em qualquer lugar do país, as pessoas querem adquirir produtos típicos com o selo de Barretos”, afirmou.
O Selo Produto de Barretos foi criado para certificar empresas que produzem no município e atendem critérios rigorosos de qualidade. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Thiago Santos Abraão Reis, a iniciativa fortalece a identidade local.
“Quem tem a oportunidade de viajar pelo Brasil ou para fora do país sabe a força do nome Barretos. Por isso, é fundamental levar bons produtos, feitos na nossa cidade. A entrega deste certificado à primeira empresa do município simboliza esse compromisso”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, a obtenção do selo exige que o empresário passe por capacitações no Sebrae-SP, que acompanha desde a formalização até a estruturação do negócio.
“Junto com o Sebrae, entendemos que é essencial que as empresas barretenses se capacitem cada vez mais para oferecer produtos e serviços de qualidade. Parabenizo a empreendedora e espero que outras empresas também sigam esse caminho, levando o nome de Barretos cada vez mais longe”.
Por fim, Odair Silva, prefeito de Barretos, ressaltou a relevância do Selo de Qualidade para as empresas que desejam utilizá-lo em suas embalagens.
“Para conquistar o selo, é necessário passar por diversos critérios e capacitações. A história da Dona Léo muda completamente: existe um antes e um depois dessa certificação. A partir de hoje, a empresa está autorizada a comercializar seus produtos com o Selo Produto de Barretos, o que representa uma grande virada de chave em sua trajetória”, concluiu o prefeito.
