ASN SP
Compartilhe

Feira de empreendedorismo encanta público e marca encerramento do programa Jepp em Itapeva

Sebrae-SP mostra o protagonismo estudantil e consolida o Jepp como referência em educação empreendedora no município
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A etapa final do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), desenvolvido pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura de Itapeva e Secretaria Municipal da Educação, foi coroada com uma grande feira, repleta de criatividade, movimento e muitas vendas. O evento, realizado no dia 26 de novembro na quadra poliesportiva da Secretaria de Esportes, reuniu as escolas da rede municipal e celebrou o protagonismo estudantil por meio de projetos criados durante todo o ano letivo.

Os estudantes, orientados pelos professores, apresentaram e comercializaram os produtos que desenvolveram nas aulas, colocando em prática noções de planejamento, trabalho em equipe, criatividade e responsabilidade. A feira teve grande adesão da comunidade e se tornou um marco para a educação empreendedora no município.

Presente na abertura do evento, a prefeita de Itapeva, Adriana Duch, destacou o impacto social do programa e o brilho da mostra final.

“Essa é uma feira do empreendedorismo, mas, acima de tudo, uma feira de sonhos. Damos às nossas crianças e adolescentes a oportunidade de acreditar em si mesmos, de descobrir talentos e de prosperar junto às suas famílias. Ver todos felizes, motivados e sonhando juntos não tem preço. A parceria com o Sebrae-SP é riquíssima, pois traz ferramentas que orientam nossos alunos sobre os próximos passos. A Prefeitura se sente privilegiada e segura com esse trabalho, que só acrescenta à educação”, conta Adriana.

Para a secretária municipal da Educação, Geni Müzel, o Jepp fortalece a economia local e inspira novas gerações.

“Esse projeto soma muito à nossa região, que já tem vocação empreendedora. Despertar esse olhar nos alunos e professores é plantar sonhos. Muitos que hoje participam da feira certamente serão futuros empreendedores e contribuirão para o desenvolvimento de Itapeva. Recomendo fortemente que outras redes adotem essa parceria com o Sebrae-SP. Vale muito a pena e estaremos ano que vem juntos novamente”, enfatiza.

A coordenadora de Normas e Implementação Pedagógica do Centro de Formação, Ângela Lima, celebrou o amadurecimento do projeto nas escolas.

“Foi um trabalho inovador e muito gratificante. No início houve desafios, porque tudo que é novo assusta, mas com formação, orientações e materiais, o processo fluiu e se destacou pela qualidade. O Jepp ajudou nossos adolescentes a vislumbrarem o próprio futuro e a entenderem o empreendedorismo como oportunidade real, mesmo com poucos recursos. As habilidades adquiridas vão acompanhá-los para toda a vida”, profetiza.

O consultor de negócios do Sebrae-SP Adriano Souza reforçou o objetivo do Jepp e a importância da culminância. “O Jepp estimula a prática empreendedora desde o 1º até o 9º ano. Ao desenvolver, testar e aprimorar seus produtos, os alunos vivenciam o comportamento empreendedor na prática. A feira é o grande momento para eles: é quando apresentam o que criaram, aplicam técnicas de venda e já começam a pensar nos desafios do próximo ano. O programa transforma alunos e professores”, argumenta.

A mãe da aluna Emanuele Konig, da Escola Dom Silvio, Graziela Costa, relatou como o projeto também impactou a rotina familiar. “O Jepp envolveu mães e filhos de forma incrível. Minha filha participou de tudo, se organizou, teve responsabilidade e até ajudou na loja da família com mais foco. Esse projeto já desperta neles uma visão de futuro e até um possível caminho profissional. Foi muito especial ver esse crescimento”, conta.

Com resultados tão expressivos, a expectativa é que o programa seja ampliado em 2026, alcançando ainda mais escolas da rede municipal. A feira deste ano reafirmou que Itapeva está formando uma geração criativa, protagonista e preparada para transformar sonhos em oportunidades.

  • Itapeva
  • Jepp
  • jovens empreendedores primeiros passos
  • sebrae-sp