
A Baixada Santista marcou presença na Feira do Empreendedor 2025 (FE25), promovida pelo Sebrae-SP, entre 15 e 18 de outubro, no São Paulo Expo. Mais de 100 mil pessoas compareceram ao evento ao longo dos quatro dias, movimentando cerca de R$ 45 milhões em negócios, com pico de visitação na quinta e sexta-feira. Empreendedores de diferentes segmentos participaram em busca de inovação, capacitação e novas oportunidades.
Ao todo, a região levou nove expositores, que ocuparam espaços organizados em eixos temáticos, como a Feirinha, Shopping Compre do Pequeno, Comece seu Negócio e São Paulo de Destinos e Sabores. Uma das empreendedoras do espaço Sebrae Comunidades – Shopping Compre do Pequeno, destinado a apoiar o microempreendedor local, Natalia de Carvalho Rodrigues, da Choco Bahia, levou para a Feira chocolate artesanal, “Bean to Bar”, que significa da amêndoa a barra de chocolate, aproveitou diversas oportunidades de negócios durante o evento.
“Vamos na fazenda de agricultores em Peruíbe, colhemos, fermentamos, secamos e fazemos a moagem do Cacau. Nossos produtos são artesanais e regionais”. Um deles é a banana passa com chocolate – campeã em vendas – onde ela adquire a banana de um agricultor da cidade vizinha, Itariri, e o cacau de Peruíbe. “Além de fazermos um produto saudável e com sabor de verdade, fomentamos a economia local com a compra do cacau e dos insumos regionais. A ideia de apresentar meus produtos aqui na Feira foi incrível e muito satisfatória. Ano que vem eu quero voltar”, explica.
Para a santista Cecília Aparecida da Silva, da Cê Tá Fazendo Arte, que trabalha com bolsas e acessórios em fio de malha na técnica do crochê, a Feira do Empreendedor foi muito produtiva em todos os sentidos. “Fiz excelentes negócios e ótimas vendas, com oportunidades únicas de networking, além da divulgação da minha empresa no Espaço Criador de Conteúdo, no WhatsApp e Canva. Aproveitei todas as oportunidades que a Feira proporcionou aos visitantes. Espero voltar ano que vem”, afirma.

Veterana na Feira do Empreendedor, a santista Catia Alexandra Zwarnieski, é mãe atípica e desde a descoberta passou a fazer brinquedos sustentáveis em função do filho Gabriel. “A brincadeira virou o meu negócio e, para a Feira, eu levei uma coleção chamada pinta e lava, com boneca, livro e sacola de feira, brinquedos sustentáveis, onde a criança vai colorir, vai lavar, secar e pintar novamente. Pode pintar várias vezes, pois a canetinha é a base de água, onde a criança pode colocar na boca e até riscar o sofá”, comentou Catia, que foi convidada a mostrar seu trabalho no Estúdio Sebrae, durante a Feira do Empreendedor.

Em sua primeira participação no evento, Antonio Carlos Alves de Oliveira Bombas, da Casa das Bombas (Praia Grande), apresentou o Check Pump, sistema inteligente que monitora bombas d’água 24h por dia e detecta falhas antes que se tornem problemas graves. A inovação, desenvolvida com apoio do programa Sebrae ALI Produtividade, tem foco na expansão do negócio.
“O estande foi muito procurado nos quatro dias de evento. Conversamos com visitantes de vários Estados e mostramos como o sistema pode facilitar a rotina de condomínios, hotéis e hospitais. Somos os únicos no mercado com monitoramento remoto integrado aos equipamentos, o que reduz o impacto da falta d’água. Ano que vem já reservamos um estande maior para facilitar o atendimento com potenciais clientes”, ressalta Antonio.
Outro empresário que celebrou os resultados da Feira foi Ricardo Israel, sócio-fundador da Renovo Assessoria em Leilões, que participou da Feira do Empreendedor com o objetivo de ampliar a visibilidade da marca e do segmento de investimentos em leilões. “Viemos com a expectativa de mostrar como nosso trabalho gera lucros acima da taxa Selic, com segurança e sem burocracia para nossos assessorados”, afirma.
A empresa realiza toda a análise jurídica e mercadológica dos imóveis arrematados, entregando soluções completas aos clientes. Com apoio do Sebrae, Ricardo destaca que já fechou contratos e tem reuniões agendadas. “O Sebrae sempre fez parte da minha trajetória como empreendedor. Tudo que ele promove gera resultados reais. Assim como o Sebrae transforma negócios, a Renovo transforma a vida dos nossos clientes.”

Para Marco Aurélio Rosas, gerente regional do Sebrae na Baixada Santista, a Feira do Empreendedor — considerada a maior da América Latina — cumpriu seu papel ao reunir empreendedores consolidados e iniciantes, promovendo conhecimento e motivação para o desenvolvimento sustentável. “A expectativa era grande e foi superada. Os expositores da região fizeram bons negócios e muitos já demonstraram interesse em participar da próxima edição”, declara Marco Aurélio.
Prefeitura de Itanhaém
Itanhaém foi a única cidade da Baixada Santista com estande próprio na Feira, buscando fortalecer sua visibilidade nas áreas de turismo, cultura e atrair novos empreendedores. “Quando eu falo de turismo eu tenho que lembrar todos que têm é a segunda cidade mais antiga do Brasil. Temos monumentos históricos tombados, uma geografia linda, uma cidade que tem 27 km de praia e rios navegáveis, onde as pessoas encontram lazer, passeio, pesca”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, Antonio Pierre Pugliese Musacchio.
Para ele, essa visibilidade gerou resultados concretos, atraiu novos empreendimentos, estimulou também o fortalecimento da cadeia produtiva local. “Ano que vem nosso estande será maior, pois recebemos pessoas interessadas em conhecer mais sobre as oportunidades de negócios que a cidade oferece. Vamos trazer empresários da cidade para vender e divulgar seus produtos”, afirma.
Missões Empresariais
A empresária Célia Cristina Chiapetta, da Sniper Paintball Bar Café, foi uma das 650 participantes das missões organizadas pelo Sebrae Baixada Santista, que levaram 20 ônibus das nove cidades da região à Feira do Empreendedor.
“Após a pandemia, percebi o valor de participar de feiras para acompanhar as novas formas de empreender. Sempre busco tecnologia, aprendizado e novos fornecedores. A cada edição, me surpreendo com a evolução de cada setor e saio motivada a seguir em frente”, destaca Célia.
