
O Escritório Regional de Bauru participou da 14ª edição da Feira do Empreendedor, levando quase mil empreendedores da região por meio das missões empresariais com 24 ônibus. Além disso, contou com a presença de 13 Prefeituras parceiras, seis empresas e quatro microempreendedores individuais que apresentaram seus produtos e atrativos regionais ao público do evento, realizado de 15 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, na capital paulista.
Estudantes da região também marcaram presença na Feira do Empreendedor. Cerca de 300 alunos do ensino médio dos municípios de Lins, Guaiçara, Jaú e Bocaina tiveram a oportunidade de conhecer de perto o universo do empreendedorismo durante os quatro dias de evento.
A ação integrou uma estratégia de fortalecimento do empreendedorismo e da economia regional, evidenciando o impacto direto do trabalho do Sebrae-SP no desenvolvimento local. Graças ao apoio da instituição, pequenos negócios puderam expor seus produtos e serviços na maior feira de empreendedorismo da América Latina, ampliando sua visibilidade e conquistando novas oportunidades de mercado.
A iniciativa também contou com o engajamento das prefeituras parceiras, que tiveram a chance de divulgar as potencialidades de seus municípios e valorizar as pequenas empresas. O resultado foi a geração de novos contatos, negócios e parcerias, além do reconhecimento do capital econômico, social e cultural representado pela região de Bauru.
A participação reforça o compromisso do Sebrae-SP em transformar a realidade dos pequenos negócios e comprova que o trabalho do Escritório Regional de Bauru segue alinhado à missão de promover o desenvolvimento sustentável e competitivo em todo o território paulista.
Com total de 24 missões nos quatro dias de evento, as caravanas possibilitaram a empresários e potenciais empreendedores dos 37 municípios atendidos pelo escritório do Sebrae-SP em Bauru tivessem acesso a conhecimento, networking e experiências práticas em temas como empreendedorismo, gestão financeira, tecnologia e inovação. A participação no evento e o transporte foram gratuitos.
O empreendedor Dennis Tadeu Fanhani participou pela primeira vez da Feira do Empreendedor, motivado principalmente pelo apoio do Sebrae no transporte. Integrando a missão empresarial que saiu de Bauru, ele conta que se preparou antes da visita, pesquisando a programação do evento para otimizar o tempo e aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado. “O principal aprendizado é que precisamos estar sempre inovando e atualizando, não apenas em relação aos produtos, mas também nas ideias e atitudes. Fui para a Feira com o foco em inovação e, em apenas duas horas, consegui contato com quatro parceiros dessa área. Eu me preparei antes justamente para aproveitar cada momento”, destaca Dennis.
Ele pretende participar novamente nas próximas edições e recomenda o evento a outros empresários, destacando o acesso a novas ideias, perspectivas e formas de fazer negócio. “O conselho que dou é: participe da feira, porque sempre há algo valioso a encontrar, seja uma motivação, uma ideia ou um produto. Quando se fala em inovação, o evento é sensacional para todos os segmentos. Além disso, há um espaço dedicado à área financeira e palestrantes renomados que trazem novas visões e maneiras de pensar”, conclui Dennis.
A FE25 foi montada em um espaço mais de 50 mil m² divididos em sete eixos temáticos para proporcionar uma experiência relevante para cada perfil de visitante. Os eixos foram divididos em Comece seu Negócio, Gerencie o seu Dinheiro, Inovação e Tecnologia, Marketing e Vendas, Comportamento Empreendedor, ESG – Impacto Social e Ambiental, e Cidade Empreendedora.
Além das atrações temáticas, a programação contou com palestras, painéis, atendimentos e consultorias, rodadas de negócios e oportunidades de networking, e conta com a presença de especialistas e empreendedores de diversos setores. Foram cerca de mil expositores durante os quatro dias do evento dos mais variados setores, oferecendo oportunidades de negócio.
O empreendedor Pedro Henrique Cristovam apresentou sua coleção de camisetas no estande coletivo da Prefeitura de Macatuba. Com pouco mais de um ano de atuação no mercado, ele avalia a experiência como positiva. “A Feira só agregou ao meu negócio. A experiência foi ótima. Conversei com muitas pessoas, fiz muito networking e recebi muitos visitantes no meu estande. A visibilidade para minha marca foi excelente. Foi uma oportunidade muito positiva para mim, como pessoa, como empreendedor e para o crescimento da minha marca”, destaca Pedro, que afirma já estar se preparando para a próxima edição.
Débora Raquel Rogério conta que buscava expandir sua atuação no mercado quando decidiu participar da Feira como expositora. Ela destaca que o apoio dos profissionais do Sebrae-SP foi fundamental para os resultados alcançados. “A aceitação do público foi surpreendente e a troca de conhecimento com outros empreendedores foi enriquecedora. A FE25 superou nossas expectativas, proporcionando parcerias incríveis, networking importantes e oportunidades valiosas, tudo isso com o suporte essencial da equipe do escritório regional, que nos acompanhou durante toda a feira”, afirma.
No eixo Cidade Empreendedora, o Escritório Regional do Sebrae-SP em Bauru contou com a parceria de 13 prefeituras, que levaram seus principais destaques para apresentar aos visitantes da Feira. Além de divulgar os atrativos regionais, os municípios participantes também levaram empresas locais que impulsionam a economia e representam o potencial empreendedor de suas cidades.
A Prefeitura de Lençóis Paulista participou pela primeira vez da Feira do Empreendedor. Segundo o prefeito André Paccola, o principal objetivo da iniciativa é oferecer novas oportunidades de crescimento aos empreendedores do município. “A experiência vivenciada pelas empresas que estão participando do estande certamente impulsionará seus negócios e elevará o nível de suas trajetórias. Aqui, elas têm a oportunidade de conhecer novas empresas, trocar experiências e ampliar horizontes, um verdadeiro mergulho em um mundo de possibilidades. Para nós, é motivo de grande orgulho proporcionar esse espaço de visibilidade e conexão para as empresas que acreditaram em mostrar seus produtos e talentos ao mundo. Tenho plena certeza de que essa vivência, somada ao networking e à troca de conhecimento, será decisiva para transformar e alavancar ainda mais os negócios que hoje fortalecem a nossa cidade”, avalia.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP em Bauru, Wilson Nishimura, a Feira do Empreendedor é uma vitrine estratégica para quem busca visibilidade, fortalecimento de marca e expansão de mercado. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pela equipe do escritório regional tem gerado resultados expressivos. “O Sebrae-SP em Bauru teve uma participação de destaque nesta edição. Nossa presença reforça a importância de ampliar parcerias com prefeituras, empresários e outras instituições, estimulando o desenvolvimento de novos canais de distribuição, networking e oportunidades de negócios. Para o Sebrae Bauru, o principal aprendizado e resultado dessa experiência pode ser definido em uma única palavra: conexão”, destaca.
A 14ª edição da Feira do Empreendedor destacou o conceito ‘Inteligência Empreendedora’ com o objetivo de fomentar o empreendedorismo com foco na geração de negócios, networking e divulgação de produtos e serviços, além de levar tendências, oportunidades, tecnologia e muitas histórias inspiradoras.
Diante de um crescente uso e interesse relacionado à Inteligência Artificial (IA), o conceito de Inteligência Empreendedora (IE) envolve tudo o que o Sebrae-SP desenvolveu ao longo dos mais de 50 anos de atuação. Ou seja, é todo o conhecimento que a instituição tem e oferece para cada empreendedor ou potencial dono de negócio, de forma direcionada e personalizada.
