ASN SP
Compartilhe

Inteligência Artificial em alta: visitantes e expositores de Piracicaba buscam inovação e tecnologia na FE25

Tema do evento este ano foi ‘Inteligência Empreendedora’
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

A inteligência artificial e a tecnologia como um todo foram destaque na Feira do Empreendedor 2025 (FE25) do Sebrae-SP. Visitantes e expositores de Piracicaba e região puderam assistir palestras, visitar estandes e buscar muito conhecimento e inovação no setor, e o assunto foi muito procurado ao longo dos quatro dias de evento.

Este ano, a FE25 teve como tema a “Inteligência Empreendedora”, que envolve justamente a inteligência artificial e tudo que o Sebrae desenvolveu ao longo dos mais de 50 anos de atuação. Conforme Fabio Gerlach, gerente regional do Sebrae-SP em Piracicaba, o tema é essencial para os pequenos negócios, que buscam cada vez mais conhecer as ferramentas disponíveis no mercado.

“Quase metade dos empreendedores formais usam de alguma maneira inteligência artificial. E ela, se bem utilizada, pode transformar a inovação em negócios. É claro que tem que ter uma série de cuidados nesse processo, e o Sebrae-SP está à disposição para traduzir o que o mercado oferece para o empreendedor. Hoje em dia é fundamental inovar, fazer algo diferente para aumentar o seu faturamento. É algo que faz parte da necessidade de sobrevivência do pequeno negócio”, afirma.

Vitor Facioli, sócio da Hybriun Desenvolvimento, de Americana, foi um dos expositores do Eixo Inovação e Tecnologia. A empresa desenvolve aplicativo e sistemas web de forma personalizada com foco em B2B. Ele aprovou os conteúdos que encontrou na FE25 sobre o segmento. “Especificamente a parte de inteligência artificial, sentimos que o Sebrae trouxe muita coisa legal e os conteúdos são excelentes, compactuou bastante com a atualidade”, diz.

“Tem muita coisa nova para aprender, não só da área de tecnologia, mas também de outras áreas, para entender como se comportam outras empresas, outros movimentos de mercado… Até a área alimentícia, que não tem a ver com a gente diretamente, mas se conhecermos conseguimos criar coisas novas e entender como a IA está sendo aplicada nesses modelos de negócio diferentes”, argumenta.

Joyce Zanon, proprietária do Studio Joy Paper expôs no Eixo ESG Impacto Social e Ambiental. Ela trabalha com papelaria criativa, mas não deixa de inovar e buscar soluções por meio da tecnologia, inclusive a inteligência artificial. “Não tem como fugir da tecnologia, né? A gente procura coisas novas, coisas diferentes, principalmente agora com esse mundo do IA. Então tem muita coisa que a gente tem aplicado e desenvolvido na empresa”, explica.

“A gente sempre está procurando o que tem de novo no mercado, tanto na parte de tecnologia, de equipamentos, quanto na parte de software. E a inteligência artificial que hoje ajuda muito a gente, tanto a desenvolver a arte, desenvolver a parte de marketing, quanto a fazer gestão e a administração da nossa empresa”, completa.

Missões empresariais

O estudante e empreendedor Leo Baroni foi até a FE25 no dia 16 por meio de uma missão empresarial. O ônibus partiu do Pecege, em Piracicaba, e foi uma das 22 caravanas gratuitas da região de Piracicaba que visitaram o evento este ano. Pela primeira vez na Feira do Empreendedor, ele aproveitou a oportunidade para obter muita informação.

“Hoje em dia tudo é tecnologia, tudo é IA, e a cada vez mais tem atualizações nessa área, então é sempre muito importante estar atualizado […] Eu estou começando um negócio novo de mercado autônomo, é uma franquia, e aqui teve um espaço que falava só sobre franquias, como analisar, como investir, além de outras palestras que fizeram sobre IA. E foi muito bom, a gente consegue tirar muito conhecimento aqui”, explica.

O professor do curso de negócios digitais da Faculdade Pecege, Antônio Carlos Giuliani, foi para a FE25 para acompanhar os alunos e os incentivar a buscar cada vez mais conhecimento. “Em uma feira de renome como essa, eles podem fazer networking, entender de inovação e conhecer empreendedorismo na prática”, completa.

Recorrência na FE

A proprietária do Studio Joy Paper participou da Feira do Empreendedor pelo terceiro ano consecutivo este ano. Ela comemora os resultados dos últimos anos e já planeja voltar em 2026. “Cada vez que a gente vem é uma aprendizagem diferente. Conhecemos novas pessoas, fazemos bastante networking, tanto com o público em geral, quanto com os próprios vizinhos de estande… A gente anda por aí e conhece muitas pessoas, é bem interessante”, conta.

Os resultados positivos também são comemorados pela Hybriun, que esteve no evento pelo segundo ano. “É muito gratificante, a gente ficou muito feliz em estar aqui de novo. Ano passado nós conseguimos captar vários leads, além da divulgação da marca também que foi bem legal, nós conseguimos fazer bons conteúdos aqui e conhecer ótimas pessoas.”

  • FE25
  • sebrae-sp