ASN SP
Compartilhe

Nova Campina é certificada pelo CRIE Políticas Públicas do Sebrae-SP durante a Feira do Empreendedor 2025

Município é reconhecido por avanços inéditos na gestão cultural, incluindo adesão à Lei Aldir Blanc, criação do Plano Municipal de Cultura e integração ao Sistema Nacional de Cultura
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

O município de Nova Campina foi certificado pelo programa CRIE PP (Cultura, Rede, Inovação e Empreendedorismo em Políticas Públicas), durante a Feira do Empreendedor 2025, realizada no dia 16 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A certificação é um importante reconhecimento nacional pelo trabalho de fortalecimento da gestão cultural no município.

Representada pelo coordenador de Cultura, Júnior Costa, e pela chefe de Cultura, Vanessa Camargo, a equipe de Nova Campina participou da cerimônia promovida pelo Sebrae-SP, celebrando conquistas inéditas alcançadas por meio do programa Trilha PP. Entre os principais avanços estão a adesão inédita à Lei Aldir Blanc, o cadastro do município no Sistema Nacional de Cultura e a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Com isso, Nova Campina se torna uma das poucas cidades brasileiras com 100% de conformidade nas legislações culturais em nível federal.

Todo o processo de evolução e estruturação foi acompanhado pelo Sebrae-SP, com apoio técnico de Agente Municipal Empreendedor (AME), e da consultora Luciana Cláudia, que prestou mentoria contínua aos gestores da cidade. “A parceria e o suporte técnico foram fundamentais para a construção de políticas públicas mais consistentes e para a formação de uma equipe preparada para conduzir o setor cultural com eficiência e inovação”, conta Junior Costa.

“A certificação representa mais que um título, simboliza o comprometimento da gestão municipal com a valorização da cultura como motor de desenvolvimento social e econômico. Nova Campina segue fortalecendo o empreendedorismo criativo, a participação cidadã e a inovação na gestão pública junto ao Sebrae-SP, consolidando-se como uma referência para outros municípios do interior paulista”, completa o coordenador de Cultura.

Para o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges, a certificação representa a maturidade das cidades no uso da cultura como vetor de desenvolvimento local. “Quando um município como Nova Campina chega a esse nível de organização e integração às políticas culturais nacionais, estamos diante de um exemplo de como a capacitação, o planejamento e o apoio técnico podem transformar realidades. É um resultado que inspira outras cidades”, afirma.

  • Crie Políticas Públicas
  • FE25
  • sebrae-sp