O segundo encontro do programa “Novos Caminhos”, iniciativa da Prefeitura de Barretos em parceria com o Escritório Regional do Sebrae-SP, ocorreu na última terça-feira, 14 de outubro, com o objetivo de desenvolver a inclusão produtiva das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Os integrantes do programa participaram da atividade “Comunicação Assertiva”, em uma das salas do Sebrae Barretos, com intuito de aprimorar as relações interpessoais, a expressão de ideias e o fortalecimento da autoconfiança, algo essencial para busca da inserção no mercado de trabalho ou para a pessoa que deseja empreender.

O projeto combina capacitação prática, orientação comportamental e mentoria personalizada em uma trilha de atividades com duração de 60 dias. Durante o processo, os participantes passam por duas etapas. A primeira foca na capacitação e no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, como autoconhecimento, comunicação e planejamento financeiro. A segunda etapa prepara os participantes para processos seletivos ou para o planejamento do próprio negócio.
Segundo a consultora de negócios do Sebrae-SP Mariele Squizato, a ação representa uma oportunidade de transformação.
“O programa proporciona muito mais do que conhecimento técnico. Ele desperta o potencial de cada participante, ajudando-os a reconhecer suas habilidades e a enxergar caminhos reais para geração de renda e a conquista da autonomia. Esse é um dos papéis do Sebrae, apoiar o desenvolvimento das pessoas para que elas construam novas oportunidades”, destaca Mariele.
A consultora ainda acrescenta que “ao final do programa, todos os participantes recebem certificação, e a meta é alcançar pelo menos 40% de aumento de renda entre eles”. O programa reafirma o compromisso da Prefeitura de Barretos e do Sebrae-SP com a inclusão produtiva, o desenvolvimento humano e o incentivo ao empreendedorismo local.
O Programa “Novos Caminhos” é desenvolvido por meio de uma rede de parceiros que unem esforços para gerar oportunidades de renda e fortalecer o protagonismo social. Entre eles estão: a Assistência Social, que reúne as famílias atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que conecta os participantes a vagas e empresas, o Sebrae-SP, que oferece as oficinas, as mentorias e formulação de plano de negócio, o Senac, que disponibiliza cursos de qualificação profissional e a Secretaria Municipal de Educação, que viabiliza a participação das famílias no programa.
