
O Sebrae-SP finalizou nesta segunda-feira (29) o programa de turismo de experiência que ocorreu nos polos de Jundiaí, Cajamar e Bragança Paulista. O programa teve a duração de dois meses e foi encerrado com a realização de um encontro de negócios, para que todos os participantes pudessem interagir e trocar conhecimento.
O programa de turismo de experiência teve como objetivo aprimorar as pequenas e médias empresas da cadeia de turismo, por meio de experiências que proporcionem aos viajantes e aos clientes da própria cidade uma interação mais profunda e significativa com o destino visitado, com o negócio, com a cultura e a comunidade local, oferecendo a oportunidade de vivenciar, interagir e se conectar de forma autêntica. Foram aproximadamente 50 Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) participando do programa, que contou com diferentes programações e atividades.
Para a consultora de negócios do Sebrae-SP e gestora do projeto, Erika Miguel, o engajamento dos pequenos e médios negócios turísticos foi muito importante não apenas pela valorização do negócio, mas da região turística como um todo. “Além de promover aumento no faturamento e uma maior valorização do negócio, o projeto de turismo de experiência permite um fortalecimento da identidade local, a interação com o destino e trade turístico e o fortalecimento da cadeia do turismo em si. Ao oferecer experiências mais significativas, o destino começa a se preparar para ser tornar um Destino Turístico Inteligente, que é nosso objetivo a longo prazo”, diz.
Os participantes passaram por três fases do projeto: criação, validação e inspiração, respectivamente. Na primeira, foram ministradas oficinas presenciais para que os integrantes pudessem entender mais sobre o turismo de experiência e outros tópicos como precificação de experiências e construção de estratégias de marketing.
Durante a fase de validação, os participantes entenderam como aplicar o que foi aprendido na primeira fase no dia a dia de seus negócios, além de realizarem visitas técnicas aos empreendimentos do grupo para conhecer as experiências oferecidas por cada um.
Por fim, na fase de inspiração, foram realizadas seis palestras online de diferentes temas ministradas por especialistas em turismo. Entre os temas abordados estavam turismo criativo, turismo pet friendly e turismo gastronômico.
Resultados
O programa, apesar de recente, já mostrou resultados. Por meio do acompanhamento dos participantes e uma pesquisa aplicada ao final do programa, foi possível identificar benefícios como o aumento de parcerias, melhoria de infraestrutura, troca de informação de fornecedores, aumento de faturamento, melhoria do atendimento, aplicação de pesquisas e mais ações para valorização do negócio.
Vanessa de Sousa, confeiteira e dona da “By Vanessa Bolos & Doces”, conta que se interessou pelo programa porque estava procurando algo que a ajudasse no crescimento do seu negócio. “Tudo superou as minhas expectativas, porque eu não imaginava como turismo de experiência poderia agregar tanto valor no meu negócio em tantos aspectos diferentes. Eu consegui implementar algumas coisas, como a melhora no meu espaço de atendimento e colocar identidade na minha marca, contando mais da minha história, dos meus pais e todo incentivo que eles trouxeram. Foi muito legal porque os clientes abraçaram essa ideia e através dessa experiência eu acabei agregando mais valor no meu produto”, diz.
Outro relato de sucesso é a da empreendedora Juliana Cunha, dona da marca de cosméticos Feegos, que relata que aderiu ao programa porque percebeu que quando ofereciam uma experiência diferenciada aos clientes, eles compravam mais. Juliana ressalta também que já estava nos planos da empresa a criação de uma linha de fragrâncias exclusivas de Jundiaí, que trouxessem um pouco da história e bagagem da cidade, e que, com o programa de turismo de experiência, conseguiram concluir esse projeto.
“Além de tudo isso, conseguimos aplicar outra experiência que criamos ao longo do programa, que é o nosso bar olfativo. É uma ideia com foco para eventos e ainda estamos na fase de divulgação, fazendo material e em fase de implementação. O projeto também acabou abrindo a minha mente para conseguir documentar e padronizar os processos de experiências que queríamos trazer, para que eu consiga replicar isso de forma mais fácil”, finaliza.
