Fomentar o empreendedorismo e o desenvolvimento de atividades econômicas relacionadas ao artesanato paulista é o objetivo do convênio assinado pelo Sebrae-SP e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, por meio da Subsecretaria de Empreendedorismo e Produtividade, nesta segunda-feira, 29. O convênio tem vigência de 18 meses.

A previsão é abrir 3,2 mil vagas para capacitar artesãos, além de realizar atendimentos de empreendedores, técnicos e gestores públicos. O convênio inclui ainda a capacitação de colaboradores do Sebrae-SP e agentes do Sebrae Aqui sobre as normas envolvendo o artesanato brasileiro e as políticas de geração de renda e inclusão produtiva relacionadas.
O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, destacou a importância da parceria com a SDE. “O convênio representa a soma de esforços para trabalhar a inclusão produtiva, geração de renda e valorização da cultura local. O artesão precisa se enxergar como empreendedor, se profissionalizar e o Sebrae é o parceiro nesta jornada”, destaca.

“Precisamos enxergar o artesanato com uma visão de negócio. Somente dessa forma, os artesãos poderão crescer e alavancar suas atividades no empreendedorismo. A parceria com o Sebrae vai capacitar e estimular ainda mais estes profissionais tão importantes para a história, cultura e economia do nosso Estado”, afirma Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.
Entre os temas que serão trabalhados nos cursos para os artesãos estão: atitudes certeiras, planejamento, formalização, precificação e marketing. Já a capacitação dos técnicos e gestores públicos envolve inclusão produtiva, governança e liderança para fortalecer a rede de atendimento aos artesãos.
