O Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos recebeu a visita de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Attilia Prado Margarido, no dia 19. Participaram da atividade alunos dos cursos de Administração, Vendas e Desenvolvimento de Sistemas, que tiveram contato direto com conceitos e práticas de empreendedorismo.
A iniciativa faz parte da Educação Empreendedora do Sebrae, uma abordagem de ensino que busca desenvolver competências como criatividade, inovação, colaboração, autoconfiança e visão de oportunidades, estimulando o protagonismo dos jovens na transformação de suas realidades.
Durante a dinâmica, os alunos puderam simular situações de mercado, aprender noções de finanças e refletir sobre como gerir um negócio. “Foi divertido, mas percebi que preciso melhorar na parte das contas. Mesmo estudando Administração e querendo atuar em RH, ainda tenho muito a aprender sobre finanças”, comentou Rebeca de Oliveira Rodrigues, de 16 anos.
Já a estudante Taynara Crithiele, 16 anos, se surpreendeu com as descobertas durante a apresentação do conteúdo. “Achei muito produtivo. Já estudo vendas, mas me chamou a atenção a explicação sobre lucro. Eu pensava que era só a diferença entre comprar barato e vender mais caro, mas aprendi que só é lucro o que sobra depois de pagar todos os custos. Isso me fez pensar melhor sobre abrir meu próprio negócio na área financeira”, contou.
Para o professor Rafael Machado, a atividade vai deixar marcas indeléveis nos estudantes. “Eles nunca mais vão se esquecer dessa experiência. Aprenderam a pensar no negócio, nas vendas e nos cálculos de forma prática. Fora da sala de aula, eles saem da bolha, conhecem outros ambientes e percebem como se portar em diferentes situações. Isso fortalece muito o aprendizado”, salientou.
Mais do que ensinar a abrir uma empresa, o programa busca preparar os jovens para a vida. “O programa de Educação Empreendedora do Sebrae, com foco no Ensino Médio, mostra o que é ter uma empresa, quais os comportamentos de um empreendedor, aborda gestão, finanças e trabalho em equipe. Essa vivência prática ajuda a entender a importância do planejamento não só para quem sonha empreender, mas para a vida. Todos eles já têm um comportamento empreendedor, só precisam colocá-lo em prática e aprimorar”, ressaltou o analista de negócios do Sebrae-SP Antonio Volante Junior.
