ASN SP
Compartilhe

Ideathon reúne estudantes universitários e traz soluções para saúde e turismo em Piracicaba

‘Maratona de ideias’ atraiu cerca de 50 participantes para debater os dois setores
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Piracicaba recebeu no último sábado (9) o Ideathon, uma maratona de ideias que reuniu estudantes universitários e outros interessados em debater soluções para saúde e turismo no município. O evento foi promovido pelo Sebrae-SP e Abstartups, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba e instituições locais, com objetivo de promover a cultura empreendedora, principalmente para jovens universitários.

A intenção era trazer dois temas de importância regional, com intuito de propor soluções, debater e impactar positivamente em tópicos que são relevantes para a população. O evento reuniu cerca de 50 participantes, entre eles estudantes de vários cursos, que trabalharam de forma multidisciplinar para a resolução dos problemas propostos.

“O que mais se destacou foi o engajamento. O pessoal que chegou de manhã ficou até o final e os projetos propostos são muito factíveis de acontecer. Os alunos ficaram muito empolgados para aceleração, para as próximas etapas”, afirma Vitor Santos, consultor de negócios do Sebrae-SP.

No caso do eixo do turismo, foi abordado como aumentar o interesse e a permanência de moradores e visitantes em Piracicaba, valorizando seus atrativos culturais, naturais e gastronômicos de forma acessível e integrada. Já para o eixo da saúde, o evento buscou soluções sobre como facilitar o acesso à saúde e incentivar hábitos de prevenção, bem-estar e cuidado contínuo entre a população.

O gerente regional do Sebrae-SP, Fabio Gerlach, explica que o intuito foi reunir ideias e soluções para os dois segmentos. “Essa ação conversa com outras que nós estamos fazendo na cidade. Piracicaba tem hoje reconhecidamente uma cadeia produtiva local de turismo e outra de saúde. Então, por que não trazer situações dessas cadeias ou desses segmentos para serem discutidas aqui?”

Conforme André Rodrigues, coordenador de ecossistemas de startups da Abstartups, a metodologia do Ideathon é focada principalmente em estudantes. “A gente quer trazer essa visão do empreendedorismo e da inovação através dos cursos de formação deles, mostrando que há oportunidade de empreender, independentemente do curso, e que isso também pode ser através de produtos de pesquisa científica”, explica.

Troca de conhecimentos

O estudante de ciência da computação e analista de sistemas Nicolas Fischer participou do Ideathon com o objetivo de ampliar os conhecimentos. “É uma chance de crescimento, tanto de networking quanto de experiência mesmo, para conhecer pessoas e trabalhar em um projeto multidisciplinar. E a gente precisa apresentar, lidar com pessoas, entender problemas, planejar, criar projetos, gerenciar… É uma oportunidade excelente para isso”, afirma.

Apesar de antes do Ideathon nunca ter tido contato com os temas propostos, saúde e turismo, ele quis participar para justamente aprender mais sobre isso. “Eu nunca tive muito contato com esses setores, então é uma chance de sair da bolha, identificar outros cenários e outras possibilidades também de atuação.”

Jéssica Nunes, que estuda arquitetura, já tinha tido contato com o setor de turismo e foi em busca de aprender mais. “Eu fiquei sabendo do Ideathon por meio de coordenadora do curso e me interessei pelo fato de ser mais um aprendizado, mais uma experiência. Eu já tinha um “pezinho” no turismo e sempre temos que estar atentos ao setor da saúde, então falar sobre os dois é muito interessante. Vim buscar experiência e conhecer mais pessoas de outras áreas”, diz.

  • IdeathON
  • sebrae-sp