ASN SP
Compartilhe

Semana do MEI: empreendedora de Itapeva fala sobre a importância de estar em dia com as suas obrigações fiscais

Além disso, ela explica como as capacitações do Sebrae-SP a ajudaram em seus negócios e promoveram os seus produtos
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Decidida a não mais trabalhar como empregada, em 2018, Sueli de Oliveira começou a empreender e passou a ser dona do seu próprio negócio. Com talento para confeccionar peças artesanais em madeira, ela iniciou a venda de suas criações e no ano seguinte, além de se formalizar como MEI (Microempreendedora Individual), inaugurou a sua loja física em Itapeva.

Segundo a microempreendedora, a HS Artes em Madeiras vai muito bem, principalmente devido à procura do artesanato pelo mercado da decoração. “Estou muito contente com o meu negócio e ele tem crescido pela alta procura por peças que se alinham nas decorações de ambientes, seguindo a demanda do mercado por objetos artesanais e rústicos. Comecei primeiro por necessidade de trabalhar para mim mesma e depois por gostar de empreender e buscar novas oportunidades”, salienta.

Desde que descobriu os produtos oferecidos pelo Sebrae-SP, Sueli tem buscado auxílio para fortalecer ainda mais o seu empreendimento. Sua última participação foi no evento ‘Acelera MEI’, ocorrido no início deste mês, em que pôde partilhar a sua jornada de sucesso com os participantes. Além disso, ela classifica o programa ‘MEI 360’, que foi oferecido em abril para os microempreendedores individuais, como excelente para os seus negócios.

“Durante cinco dias, pude participar do ‘MEI 360’, que me entregou tudo. Os dias de imersão em conhecimento me ajudaram muito em meu comportamento com as vendas, com o tratamento dos clientes e principalmente a precificar meus produtos. Também aprendi como postar vídeos e oferecer minhas peças com estratégias de marketing utilizando ferramentas tecnológicas. O Sebrae-SP tem me ajudado a crescer, evoluir e ser reconhecida na região. Eu era muito tímida e tinha medo, era insegura. Depois da ajuda do Sebrae-SP tive confiança e mais vontade de evoluir naquilo que faço e amo fazer”, conta.

Técnicas e conhecimentos como os adquiridos por Sueli, serão oferecidos durante a ‘Semana do MEI’, por meio de oficinas, que terão início sempre às 18h30, de 26 a 30 de maio, na sede do Escritório Regional do Sebrae-SP Sudoeste Paulista, localizado à Rua Ariovaldo Queiroz Marques, 100, no Centro de Itapeva. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link. A programação completa com todas as atividades pode ser consultada na página da Semana do MEI pelo link: https://contato.sebraesp.com.br/semanadomei/.

Entretanto, para obter sucesso, Sueli destaca que estar em dia com as contribuições à Receita Federal é de suma importância. “Eu pago em dia todos os meses a minha guia DAS, pois assim posso ter acesso a linhas de crédito para aumentar minha produção e posso permanecer com o meu negócio aberto, pois não corro risco de perder o meu CNPJ. Já realizei a entrega da minha Declaração Anual também, depois que obtive o auxílio do Sebrae-SP para emiti-la. Esse serviço que o Sebrae-SP presta aos MEIs é muito importante e a Semana do MEI vem para coroar a preocupação da entidade em ajudar a manter todos em dia com as suas obrigações ficais’, explica.

Durante os dias 26 e 31 de maio, das 9h às 17h, o Sebrae-SP fará atendimento aos MEIs que ainda não entregaram as suas declarações, possuem dúvidas, desejam se regularizar e querem saber mais sobre seus direitos e deveres. No sábado, último dia da entrega do documento, o escritório estará de plantão das 9h às 13h.

Para o Sebrae-SP, formalizar o negócio é mais do que uma obrigação: é um passo decisivo rumo ao crescimento. Com o CNPJ em mãos, o microempreendedor individual passa a ter acesso a direitos, benefícios e muito mais oportunidades. No Sudoeste Paulista, de acordo com o Portal do Empreendedor, já são 26.349 MEIs ativos nos 21 municípios atendidos pelo Escritório Regional e esse número deve crescer ainda mais durante a Semana do MEI.

“A formalização dá acesso a aposentadoria, auxílio-doença, maternidade e facilita o crédito. Além disso, o MEI pode emitir notas fiscais e participar de licitações, ampliando suas oportunidades”, explica o gerente regional do Sebrae-SP, Wilson Borges.

Participar da programação da Semana do MEI não é só interessante, é estratégico. Os conteúdos oferecidos ajudam na profissionalização e no crescimento sustentável dos empreendimentos, fortalecendo a economia local. Mais do que ensinar a formalizar ou a se capacitar, a Semana do MEI quer acender a chama do empreendedorismo no Sudoeste Paulista. É sobre transformar ideias em negócios de verdade com criatividade, inovação e coragem.

“Os Microempreendedores Individuais são fundamentais para o desenvolvimento econômico da região. O Sebrae-SP está na linha de frente, oferecendo suporte para que esses empreendedores formalizem seus negócios, cresçam e conquistem novos mercados. Nossa missão é fortalecer o ecossistema empreendedor do estado, com serviços de qualidade, conhecimento e ferramentas que tornem os pequenos negócios mais competitivos”, finaliza Wilson.

  • empreendedorismo
  • sebrae-sp
  • Semana do MEI