ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP promove capacitação em técnicas de confeitaria em Guarantã

Ação dividida em duas etapas capacitou 16 pessoas em parceria com a Prefeitura
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe

O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Guarantã, realizou no período de 5 a 21 de fevereiro o curso presencial “Aprenda técnicas de confeitaria” no espaço do Projeto Cozinhalimento, localizado na Rua Prefeito Luciano Dizaró, 25, Jardim Luciana, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Com uma carga horária de 40 horas, a capacitação foi dividida em dois momentos com 16 participantes. Na primeira etapa, os alunos receberam orientações sobre noções básicas de vendas, estratégias de marketing e precificação. Já na segunda, colocaram a mão na massa, aprendendo na prática técnicas de preparo, decoração e apresentação de diversas iguarias da confeitaria, como bolos, tortas, pudins, muffins e biscoitos. Além disso, foram abordados temas essenciais como higienização e armazenamento dos alimentos, escolha correta de ingredientes e quantidades, manipulação segura conforme as normas sanitárias, além da produção de embalagens e apresentação final dos produtos.

O curso representa uma oportunidade para quem deseja ingressar no setor da confeitaria ou aprimorar suas habilidades. Capacitações de curto prazo possibilitam um rápido acesso ao mercado de trabalho, impulsionam a geração de renda e incentivam o empreendedorismo, seja por meio da criação de novos negócios ou do fortalecimento de empreendimentos já existentes.

A agente do Sebrae Aqui de Guarantã, Márcia Maria Aparecido Medeiros, enfatiza a importância das capacitações para o município. “Esse tipo de ação é muito importante porque leva capacitação aos munícipes, sejam eles empreendedores ou futuros donos de negócios, leva capacitação para o mercado de trabalho, fomenta a economia local, gera oportunidades de emprego e renda e incentiva o empreendedorismo”. Ela também cita o envolvimento das participantes. “Eu percebo que as alunas vêm dispostas a aprender, a adquirir conhecimento para colocar em prática nos seus negócios”, observa.

Andreia Santos vende pães, participa do curso pela primeira vez e faz planos para o futuro. “Esse curso tem sido de grande utilidade para minha vida e quando terminar tenho planos para dar continuidade. O projeto abre a mente da gente para aprender outras coisas. As aulas de gestão dão uma base muito importante, tem apostilas que eu estudo em casa com dicas importantes para me ajudar na profissionalização”. Para ela, o aprendizado com a técnica e as noções de gestão financeira possibilitaram a decisão de planejar um negócio. “Todo o aprendizado aqui me incentiva a formalizar e profissionalizar. Eu quero fazer disso minha profissão. É uma oportunidade para a população participar, as portas são abertas para ajudar na renda de casa, para abrir um negócio, é uma chance”, analisa animada.

Para a participante Ana Elisa Tersariol, o conteúdo e a prática do curso possibilitaram a decisão de ampliar o seu negócio de salgados para festas. “Eu trabalho com salgados para festas e terceirizo os doces. O curso está me ajudando com as técnicas de recheios e bolos, estou aprendendo muita coisa nova e já tenho planos de ampliar e implementar a confeitaria no meu negócio”, comenta que pretende fazer cursos específicos na área de confeitaria para se profissionalizar no ramo.

De acordo com a analista de negócios do Sebrae-SP, Danielle de Matos Sousa, a proposta tem como objetivo proporcionar capacitações que realmente façam a diferença no dia a dia dos empreendedores. “Nossa intenção é trabalhar a inclusão produtiva no município, levando formação técnica de alta qualidade e capacitação em gestão. Dessa forma, acreditamos que o empresário ou potencial empresário saia mais preparado para enfrentar os desafios do mercado”, conclui.

  • confeitaria
  • confeitaria guarantã