Na quarta-feira (2/10), o Sebrae-SP reuniu entidades em Fartura com o objetivo de criar o “Cinturão do Agronegócio”, unindo representantes envolvidos com o setor para criar ações de suporte e oportunidades voltadas aos produtores rurais. Participaram da reunião Marcelino Felipe e Vinícius Getco, ambos do Sebrae-SP, Conrado Camargo Garcia Bortotti, presidente da Associação Comercial e Industrial de Fartura (Acif), representantes do Sicoob Crediceripa, Sicredi, Sindicato Rural, Cativa, Cooperativa dos Criadores de Suínos de Fartura e Associação dos Produtores de Leite de Fartura e região (Aplefar).
Foram identificadas duas necessidades principais: realizar ações de planejamento e apoio, para que o produtor consiga manter o seu negócio, e viabilizar a diversificação da produção, para que ele não dependa de uma única atividade.
As principais dificuldades dos produtores têm sido o preço de venda e os fatores climáticos que prejudicam a produção. “Se tivermos uma capacitação desses produtores, podemos melhorar a qualidade do que está sendo produzido e, consequentemente, o preço. No caso do leite, por exemplo, existe o Cepea, que dá o preço médio, mas se o produto tiver qualidade, é possível vender por um preço diferenciado. Com projetos que capacitam o produtor, conseguimos agregar valor e melhorar o preço”, explicou Sérgio Adriano Benato Bergamo, da Aplefar.
Para Cláudio Marcelo Andrade, presidente da Cooperativa dos Criadores de Suínos de Fartura, essa união de parceiros é benéfica de modo geral. “É uma ação positiva tanto para os produtores, como para o comércio local. Por isso, estamos envolvendo a Acif, as cooperativas de crédito. Começa lá na propriedade e é extensiva a toda a comunidade. As expectativas são muito grandes, porque com união conseguimos fazer as coisas e melhorar a situação tanto profissional, como pessoal de cada um dos envolvidos”.
Eliezer Donizete Rodrigues do Amaral, vice-presidente da Cooperativa dos Criadores de Suínos, contou que Fartura é composta por pequenos produtores rurais que estão passando por uma situação difícil. “Essa vinda do Sebrae-SP é muito boa para ajudar a tirar a gente desse sufoco. Historicamente, tivemos vários divisores na agricultura local, com a vinda de ações e tecnologias para nos ajudar. Acredito que essa parceria seja mais um divisor”, ressaltou.
“Precisamos entender a necessidade de cada produtor. E somente quem vive o dia a dia dos produtores rurais de Fartura pode nos dizer. Com a ajuda desses parceiros, podemos diagnosticar o que essas pessoas precisam e trazer soluções para que elas melhorem o seu negócio”, frisou Vinícius Getco, consultor de negócios do Sebrae-SP.
A primeira ação definida pelo grupo será um Dia de Campo, com palestras para 90 produtores rurais de Fartura e região. A programação do evento, que deve acontecer em novembro, está sendo definida pelo Sebrae-SP junto aos parceiros e deve ser divulgada em breve.