Apoiar as ações de empreendedorismo no ecossistema de inovação é um dos compromissos do Sebrae-SP. No sábado (22), ocorreu um dos maiores movimentos de fomento ao empreendedorismo e inovação do Brasil: o Startup Day. O evento, organizado pelo Sebrae for Startups em parceria com as prefeituras municipais e demais parceiros, reuniu cerca de 200 pessoas no Auditório Central da Unifran, em Franca. Entre os participantes estavam empresários, universitários e futuros empreendedores.
A programação contou com a apresentação de especialistas e fundadores de startups da região: Lucimara do Prado (secretária de Inovação e Desenvolvimento de Franca), Lucas Castejon (CEO da CUK.PET), Gabriel Bernal (CXO da CloudWalk/Infinite Pay) e Rafael Cardoso (CEO da SyS3, parceiro AWS).
Além de proporcionar um ambiente propício para networking e prospecção de parceiros, o Startup Day trouxe muito conhecimento sobre inovação e novos negócios, inspirando os participantes a tirarem seus projetos do papel. Ao final, os participantes puderam tirar dúvidas por meio de uma roda de conversa com os palestrantes.
Jorge Zanetti, consultor de negócios do Sebrae-SP, detalhou o Startup Day e o intuito do evento. “O Startup Day é o maior evento do Brasil para celebrarmos a cocriação e a existência dos nossos ecossistemas de inovação e de startups. O grande objetivo é que a gente consiga disseminar essa cultura de inovação, principalmente por meio da criação de negócios e modelos de negócios inovadores, trazendo essa temática das startups, que é tão importante difundirmos cada vez mais em nossa sociedade”, concluiu.
“O Startup Day é uma iniciativa para pessoas que têm boas ideias sentirem um lugar seguro para colocá-las em prática. Foi assim que aconteceu comigo. Eu entrei com minha startup no programa do Sebrae depois de visitar o Startup Day, mas até então eu não sabia que existia esse ecossistema, do qual eu poderia fazer parte. Eu pude desenvolver aquelas ideias e transformá-las em um negócio lucrativo. Então, o Startup Day é fundamental para que pessoas inovadoras e disruptivas tenham um lugar seguro para começar a desenvolver e transformar o Brasil naquilo que a gente quer ver”, afirmou Lucas Pimenta, fundador da Startup Folha de Louro.
Lucimara Corrêa do Prado, secretária de Inovação e Desenvolvimento de Franca, falou sobre o evento para a região. “Ter esse evento em Franca é fundamental para ajudar as startups a se desenvolverem. Nós tivemos aqui conhecimentos muito importantes para aquelas empresas que estão começando, sobre como sair, por exemplo, do vale da morte, onde elas têm que buscar investidores e em que momento elas têm que definir seu pitch de mercado. Então, acho que todas essas informações são importantes para o amadurecimento das empresas”, concluiu.
:: Confira as fotos do evento ::
Rafael Cardoso, CEO da SyS3, falou sobre o uso de IA pelas startups. De acordo com Cardoso, quando se fala de inteligência artificial, fala também sobre automação e hiper automação. Ou seja, envolve a substituição de funções humanas ou funções cognitivas por funções que usam algoritmos. “Hoje é fundamental que as startups olhem para a IA e procurem nela modelos de escala para negócios. Eles conseguem enxergar a solução de problemas usando IA, reduzindo custos operacionais, reduzindo o uso de pessoas em algumas atividades e que pode ajudar muito essas startups a ter uma plataforma que seja interessante para os negócios, para as empresas e que crie essa velocidade que eles precisam”, explicou.
Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP, explicou o evento. “Hoje podemos explicar o que é startup para aqueles que têm um nível mais básico de conhecimento sobre o assunto. Estamos trazendo também o poder público, a gestão municipal, dizendo quais são as ações inovadoras e de fomento a esse ecossistema, assim como também cases de pessoas que já passaram pelo processo de startup, inclusive já venderam suas empresas e já estão em outros projetos, em segundo, terceiro projeto de startup, e como eles escalaram esses negócios”, disse.
“Acredito que é uma forma da gente desmistificar o assunto, trazer o conhecimento e, principalmente, incentivar as pessoas a investirem em suas ideias, em tecnologia, para que a gente possa aumentar o poder das startups e do nosso ecossistema, e a competitividade”, concluiu Iroá.
O Startup Day em Franca ocorreu na Unifran, com apoio da Prefeitura de Franca, Unifran, FDF, Unifacef, Famef, Fatec, 3 Colinas Valley, Senac, Senai, Ciesp, Infinitpay, SYS3 e Cuk.pet.
-