- Fomento à inovação, conexões estratégicas e impulsionamento de startups foram as marcas do Startup Day 2025, evento que reuniu cerca de 400 pessoas em quatro cidades da região central do Estado de São Paulo: São Carlos, Rio Claro, Pirassununga e Araras.
Realizado no sábado (22), o evento faz parte de um dos maiores movimentos de estímulo ao empreendedorismo inovador do Brasil, organizado pelo Sebrae for Startups. Só no Estado de São Paulo, o Sebrae-SP realizou 65 edições simultâneas em diferentes cidades.
Em São Carlos, a programação contou com painéis apresentados por parceiros e palestras abordando diversos temas, tais como deeptechs, investimentos e os caminhos para transformar uma pesquisa em negócio.
Para o professor Rafael Vidal Aroca, da UFSCar, eventos como esse são de fundamental importância. Ele conduziu a palestra “Inteligência Artificial e Inovação – Oportunidades e Desafios para Startups”, ao lado do colega André Ponce, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP).
“Muitas inovações surgem da colaboração entre pessoas. O Startup Day promove esse encontro, onde o ecossistema se conhece, compartilha problemas, dores e soluções – e a partir daí, nascem oportunidades”, destacou Aroca, que também é gerente de inovação do centro de pesquisas Wernher von Braun e fundador de uma startup.
Para ele, o que motiva empreendedores é justamente o desejo de resolver problemas reais e melhorar a vida das pessoas por meio de produtos e serviços, transformando a sociedade. “Seja aumentando a produtividade, automatizando processos ou oferecendo mais conforto, o impacto positivo pode atingir tanto consumidores quanto outras empresas”, afirmou.
O gestor de inovação do Sebrae-SP Ícaro Tiberti reforçou o caráter colaborativo da iniciativa. “Foi um evento nacional cocriado com o ecossistema de inovação. Na região, tivemos apoio de muitas empresas, universidades e instituições que contribuíram para o sucesso do Startup Day. Além de painéis sobre inteligência artificial, investimento e empreendedorismo científico, promovemos uma exposição com startups locais. Foi extremamente enriquecedor”, avaliou.
Thiers Uehara foi um dos expositores do evento. CEO da startup Protech Pesquisa e Desenvolvimento, já participou de diversos programas do Sebrae for Startups e destacou o quanto tais iniciativas fortalecem a inovação. “Viemos do meio acadêmico, e quando migramos para o empreendedorismo sentimos o impacto. Os programas do Sebrae têm sido essenciais para estruturar o negócio, e mais recentemente, para iniciar as primeiras vendas”, contou.
Para Tiberti, o evento só reforçou o posicionamento o Sebrae como um agente fundamental nesse cenário. “É importante mostrar o papel do Sebrae e o esforço que fazemos para movimentar essa engrenagem que é o ecossistema de inovação. O Startup Day consolida essa presença como um importante stakeholder”, afirmou.
Felipe Gomes da Silva, especialista em projetos estratégicos, participou da edição em São Carlos motivado pelas discussões sobre IA e o cenário atual da inovação no Brasil. “Sabemos que São Carlos é um centro importante de inovação. Vim buscar conhecimento e contatos, principalmente sobre como transformar uma pesquisa em negócio para quem sabe, num futuro, trabalhar mais próximo às startups e aos processos de inovação”, concluiu.
Sebrae for startups
O Sebrae for Startups é uma iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio a startups paulistas, e tem a missão de fomentar o empreendedorismo inovador, impulsionar o crescimento de startups e facilitar sua conexão com todo o ecossistema de inovação.