ASN SP
Compartilhe

Sete biotechs são selecionadas para programa Deeplab Bio

Sebrae for Startups e IPT vão ajudar startups com mentoria e acesso à infraestrutura e apoio técnico
Por Sebrae-SP
ASN SP
Compartilhe

Mentorias com pesquisadores, diagnóstico de maturidade e acesso à infraestrutura de laboratórios e equipamentos fazem parte do que será oferecido para as sete biotechs participantes do Deeplab Bio, programa de aceleração tecnológica do Sebrae for Startups em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). As ações começaram no dia 11 de agosto e terão duração de seis meses. As startups selecionadas são: Biobreyer, Bioprocess Improvement, Cor.Sync, Estudio Mabe, Ikove Agro, Aiper e Leggera.

O programa é voltado para as biotechs, que são as deeptechs que atuam como biotecnologia. A proposta é ajudá-las a acelerar o desenvolvimento de suas tecnologias. Isso porque as deeptechs são startups que se baseiam em descobertas científicas ou engenharia avançada, com um risco tecnológico bem maior. E enfrentam uma série de desafios, como a necessidade de muito dinheiro nas fases iniciais para acessar laboratórios, equipamentos e especialistas, além de certificações. Em geral, levam mais tempo para chegar ao mercado, tem dificuldade de se relacionar com grandes empresas e têm um perfil excessivamente técnico.

Após mapear as dificuldades das startups, o Sebrae for Startups, posicionamento do Sebrae-SP dedicado ao ecossistema de inovação paulista, contratou o IPT para oferecer, por meio do Deeplab Bio, acesso aos laboratórios de microbiologia, biologia molecular, bioprocessos, química analítica, microscopia, entre outros.

As startups também terão acesso aos equipamentos, como biorreatores, espectrômetro de massas, incubadora de CO2 e salas com pressão, câmara fria, entre outros. Toda a estrutura será oferecida para as empresas participantes aprimorarem a tecnologia desenvolvida e conseguir ganhar escala. Já as mentorias de mercado serão realizadas via Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

Amplitude
O programa DeepLab também será realizado em outros dois formatos. O DeepLab Mercado está com inscrições abertas e tem como objetivo conectar as soluções das deeptechs aos desafios tecnológicos de empresas. Os interessados podem acessar o link. Já o DeepLab para startups de inteligência artificial tem previsão de lançamento no fim do ano.

:: Conheça as startups participantes ::

Aiper: startup de biopigmentos a partir de microrganismos. Atualmente trabalha com a cor violeta e o programa vai contribuir para o escalonamento e produção de novas cores para o portfólio.

Biobreyer: tecnologia de engenharia metabólica para desenvolver a primeira levedura no mundo a produzir ácido hialurônico. O ácido hialurônico é muito utilizado na formulação de cosméticos, suplementos alimentares e em aplicações médicas. A tecnologia da startup proporciona a produção de ácido hialurônico de alta qualidade, vegano e cruelty free. Programa vai ajudar no escalonamento da tecnologia.

Bioprocess Improvement: startup focada em processos biotecnológicos industriais. Atua no controle biológico de contaminações bacterianas nos processos fermentativos industriais. Programa vai ajudar a estudar a viabilidade da aplicação na produção de fabricação de cerveja.

Cor.Sync: solução para diagnóstico de infarto na emergência hospitalar. Desenvolvimento de um método inovador que utiliza sensores de alta especificidade e resultados analisados por inteligência artificial para chegar a um diagnóstico mais rápido, mais seguro e mais eficaz. O programa vai ajudar a viabilizar o processo em larga escala.

Estúdio Mabe: projeto para desenvolver um tecido que lembra couro a partir das vagens da árvore angico, nativa da América do Sul. Estão em fase inicial de aprimoramento de maturidade tecnológica para melhor entendimento da matéria-prima.

Ikove Agro: desenvolvimento de um enraizador agrícola (fertilizante bioativo que participa no metabolismo da planta, aumentando sua performance e absorvendo maior quantidade de macro e micronutrientes). O objetivo é sanar uma dificuldade do setor florestal, o enraizamento em viveiro. Programa vai ajudar no escalonamento da solução.

Leggera Foodtech: trabalha com microrganismos e alimentos para oferecer alimentos super nutritivos no dia a dia.

  • Deeplab Bio
  • inovação
  • sebrae for startups
  • sebrae-sp
  • startups