O Sebrae-SP e representantes das cidades de Araçatuba, Ilha Solteira, Mirandópolis, Andradina e Birigui estiveram entre os dias 10 e 13 de março, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, com o objetivo de conhecer com mais detalhes o ecossistema de inovação da cidade, conhecido como Vale da Eletrônica do Brasil, que abriga um dos mais relevantes polos tecnológicos do País.
Durante os dias da missão, o grupo composto por 22 pessoas participou de visitas técnicas ao Programa Municipal de Inovação Tecnológica (Prointec) de Santa Rita do Sapucaí, Sebrae local, Escola Técnica de Eletrônica (ETE FMC), FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Educação e Inatel: Instituto Nacional de Telecomunicações.
Foram apresentadas também aos participantes ações e programas que tornam a cidade uma das maiores referências em empreendedorismo inovador no Brasil. Vítor Alan Martins, consultor de negócios do Sebrae-SP, conta que o Arranjo Produtivo Local (APL) de eletrônica conta com cerca de 160 empresas, responsáveis pela produção de 18 tipos diferentes de materiais e com um PIB de cerca de R$ 2,5 bilhões.
“As atividades apresentadas durante a missão poderão fomentar a lei de inovação, ações de empreendedorismo em entidades educativas, além de ações de fortalecimento ao empreendedorismo inovador com auxílio na implantação de centros tecnológicos na região do Noroeste Paulista”, completa Vítor Martins.