A inovação é um dos pilares da atuação do Sebrae-SP, que recentemente mapeou 73 startups no Alto Tietê, abrangendo diversos setores. O trabalho desenvolvido na região é apoiado pela plataforma Sebrae Startups, que oferece capacitação, ferramentas para facilitar a captação de investimentos e promove o networking com empresas inovadoras de todo o Brasil.
O projeto Sebrae for Startups oferece iniciativas que atendem a públicos em diferentes estágios de desenvolvimento. Desde os empreendedores que estão começando a planejar sua startup, até aqueles que já têm um negócio mais maduro. O Spark é voltado para quem deseja empreender, mas ainda não sabe por onde começar. As opções Start Digital e Deeptech são programas de pré-aceleração, enquanto o Speed é uma ferramenta de aceleração de startups, ideal para refinar o modelo de negócio e estruturar a máquina de vendas.
Além disso, o Sebrae-SP no Alto Tietê oferece consultoria e mentoria com foco na expansão do ecossistema de inovação da região, que é um importante polo do Estado. A região conta com programas de incubação, empresas de tecnologia, universidades e instituições de ensino que incentivam o desenvolvimento de empreendimentos inovadores.
“Nosso objetivo é fortalecer o ecossistema regional e promover um ambiente propício ao crescimento das startups, contribuindo para o aumento da competitividade e inovação local”, afirmou Eberton Lima Pereira, consultor de negócios do Sebrae-SP no Alto Tietê.
O empresário André Luís Gonçalves é sócio-proprietário da Squadra Open Projects, startup fundada há um ano. “Desenvolvemos um produto inovador e escalável baseado em Inteligência Artificial que atua em qualquer projeto de tecnologia da informação. O cliente mostra sua ideia e apresentamos um plano pronto com todas as etapas necessárias para sua aplicação, como metodologia, planejamento, cronograma e outros documentos. Isso reduz o tempo de planejamento, diminui os custos, aumenta seu faturamento e a produtividade”, explicou.
Para o empreendedor, o apoio do Sebrae-SP Alto Tietê foi importante para eliminar etapas e reduzir o tempo de implantação da solução. “Participamos do Caqui Inova e foi nesse período que tivemos uma consultoria do Sebrae que apresentou uma ferramenta que agilizou o processo de desenvolvimento de nossa startup. Essa experiência também abriu portas e chamou a atenção de um investidor que nos procurou para conhecer a nossa solução. Esse suporte, incluindo a participação na Case 2024, gera a possibilidade de criar parceiras e conhecer novas startups”, disse.
Startups que buscam aprimorar sua gestão ou empreendedores interessados no mercado de inovação podem procurar o escritório regional do Sebrae-SP Alto Tietê. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Avenida Francisco Ferreira Lopes, 345, Vila Lavínia, em Mogi das Cruzes. O telefone de contato é (11) 4723-4510.
Perfil
O levantamento realizado pelo Sebrae-SP mapeou 4.038 startups em todo o Estado, sendo que os setores de destaque são: Saúde e Bem-estar (15,43%); Tecnologia da Informação (15,09%); e Educação (13,41%). Entre as principais soluções oferecidas pelas empresas, destacam-se os serviços (42,15% da atuação), seguidos por software (36,74%) e produto físico (12,84%).
O estudo também revela que as startups consideram o fomento público como uma das principais fontes de investimentos, com 36% das empresas buscando esse tipo de apoio. Na sequência, destacam-se os investidores-anjo (31%) e os programas de aceleração (18%).
!important;">-