Os empreendedores e empreendedoras com mais de 50 anos são o público-alvo do programa lançado pelo Sebrae-SP e a Maturi, o Silver Startup Lab. A ação vai apoiar o desenvolvimento e crescimento de startups em diversos estágios por meio da conexão com mentores. Serão selecionadas 30 startups e as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de junho de forma gratuita no link https://maturi.in/silver_startup_lab.
Podem participar do programa empreendedores do Estado de São Paulo que já têm um negócio, um projeto ou ideia para começar uma startup e buscam apoio de especialistas em diversas áreas para validar, testar, melhorar e crescer.
“Cerca de um quarto da população brasileira tem mais de 50 anos. Daqui 20 anos, mais de 40% da população terá mais de 50 anos. É um mercado enorme para ser atendido e nada melhor do que pessoas com mais de 50 anos para atender esse público que elas fazem parte. E o Sebrae com a Maturi dará todo o apoio para o desenvolvimento dos negócios promovendo mentorias e conexões”, destaca Wilson Poit, diretor-superintendente do Sebrae-SP.
“Começamos como uma plataforma de vagas para pessoas com mais de 50 anos, mas desde o começo falamos sobre empreendedorismo para o nosso público. E ninguém melhor do que o Sebrae para unir forças e lançar um programa para impactar cada vez mais pessoas”, ressalta Mórris Litvak, fundador e CEO da Maturi, plataforma que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking.
O Silver Startup Lab terá duração de seis meses e começa com um diagnóstico, já que o negócio pode estar na fase de ideação até em busca de investimento para escalonar, por exemplo. Os participantes terão mentorias com experts do mercado; acompanhamento das necessidades e próximos desafios; participação em eventos, como a feira de startups CASE e a Maturi Fest, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina; e conexão com outros programas e eventos do Sebrae for Startups, posicionamento do Sebrae-SP dedicado ao ecossistema de inovação paulista. O encerramento será realizado em dezembro com um DemoDay, para apresentação dos negócios para uma banca de avaliação.
Evento de lançamento
O Sebrae-SP e a Maturi promoveram um bate-papo com empreendedores durante o evento de lançamento do programa nesta quarta-feira, dia 1º de junho. Veronique Forat, tem 65 anos, é cofundadora e CEO da startup Coliiv, uma plataforma que conecta pessoas por afinidade para morar de forma compartilhada. “Eu e minha sócia Marta somos dois pontos fora da curva. Nos eventos de startups que participávamos, todo mundo reparava na nossa existência, como figuras folclóricas. Depois começaram a se aproximar, gostar do projeto e entender que não era só hobby, que realmente estávamos a fim de fazer acontecer”, relatou.
Dominique Cohen, sócia e diretora da Alma Culinária, também compartilhou suas experiências no evento. Ela tem 58 anos, começou a empreender com um buffet e precisou se reinventar na pandemia. “Com nove meses de pandemia colocamos no ar um e-commerce de comidas congeladas. Achei que o negócio seria uma ponte até a retomada dos eventos, mas estamos tocando as duas coisas em paralelo. É um desafio grande porque sou de outra geração, mas é uma experiência interessante criar um negócio do zero dominando uma linguagem que originalmente não é a minha praia”, contou.
Carlos Alberto Gallo, mais conhecido como Cuca, tem 62 anos e criou o projeto Homens de Prata, que começou com um canal no YouTube e hoje engloba uma rede de apoio, além de promover eventos e experiências. “Quando comecei, vi que não tinha nada parecido no mercado. Juntei um grupo de amigos e resolvemos focar em quatro pilares: financeiro, conhecimento, qualidade de vida e lifestyle. Temos um grupo potente e usamos a tecnologia para distribuir e apoiar novas iniciativas”, afirmou.