O Sebrae-SP abriu as inscrições para o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que oferece vagas para bolsistas que atuarão como Agentes Locais de Inovação e orientadores, com bolsas que variam entre R$ 5 mil e R$ 6,5 mil. Na regional de Franca serão sete vagas para ALI Rural e 12 vagas para ALI Produtividade.
Para participar, os candidatos precisam ter no mínimo seis meses de experiência em suas áreas de atuação. As vagas são voltadas para profissionais formados em cursos como Administração, Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Hotelaria, Turismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Design, Sistemas de Informação e áreas afins.
Já para os orientadores, é exigida formação acadêmica em nível de pós-graduação strictu sensu (mestrado ou doutorado) em qualquer área do conhecimento, além de ter experiência como profissional de nível superior de, pelo menos, 12 (doze) meses em gestão, empreendedorismo, inovação e/ou pequenos negócios.
O processo seletivo será dividido em duas modalidades de bolsas: uma voltada para o setor rural e outra para a produtividade.
Incentivo à inovação
De acordo com Paloma Mencarini, analista do Sebrae-SP, o programa ALI é um incentivo importante para fomentar a inovação nas empresas. “O programa ALI do Sebrae, agentes locais de inovação, é muito importante para empresas, pois promove a inovação e o aumento de produtividade e, por consequência, o aumento de faturamento, que é o principal objetivo. Ele vai incentivar pesquisa de inovação de extensão e oferece um acompanhamento gratuito e personalizado, para a implantação de soluções inovadoras nas empresas participantes”, explicou.
Vagas e atuação
O programa ALI será dividido em duas frentes: ALI Produtividade e ALI Rural, com as seguintes especificações:
ALI Produtividade: atuação de março de 2025 a julho de 2027, com 12 bolsas imediatas e 48 vagas de cadastro reserva para agentes, além de 20 vagas no estado para orientador e mais 80 de cadastro reserva.
ALI Rural: atuação de agosto de 2025 a julho de 2027, com sete bolsas imediatas e 28 vagas de cadastro reserva para agentes, além de 10 vagas no estado para orientador e mais 40 de cadastro reserva.
Como se inscrever
Para o ALI Produtividade, as inscrições podem ser feitas até o dia 7 de janeiro. Já para o ALI Rural, o prazo é 24 de janeiro. Os editais estão disponíveis no link https://bit.ly/edital_ali_2024. O processo seletivo será composto por três etapas: etapa 1: avaliação de conhecimentos; etapa 2: comprovação documental e etapa 3: entrevista.
Sobre o ALI
O Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI) é um projeto de extensão tecnológica e acadêmica, que avalia o impacto gerado pela inovação. Para tanto, em sua metodologia é trabalhada a instrumentalização com ferramentas ágeis como forma de promover a implantação da inovação. O trabalho de pesquisa e o resultado gerado devem ser apresentados em formato de produção bibliográfica, conforme definido em metodologia, no cronograma do Projeto e no Plano de Trabalho do bolsista. As produções acadêmicas serão supervisionadas pela Faculdade Sebrae.