ASN SP
Compartilhe

Programa do Sebrae-SP voltado a games fecha ano com pitches, rodadas de negócio e networking

Evento Conexão Crie Games celebrou os resultados de 2025 e reuniu desenvolvedores, investidores e especialistas do setor
Por Redação
ASN SP
Compartilhe

Reunindo desenvolvedores de games, especialistas do mercado e oportunidades de negócio, o Sebrae-SP realizou na sexta-feira, 7 de novembro, em sua sede na capital paulista, o Conexão Crie Games, evento que representou o fechamento da atuação voltada ao segmento em 2025 com apresentações de jogos, pitches, oportunidades de negócio e networking.

A programação do evento teve uma mesa redonda com especialistas do mercado: Kwan Yin Gil Delgado, vice-presidente da Associação de Criadores de Jogos do Rio de Janeiro (AC Jogos-RJ) e artista e designer de processos; Renato Cavallera, CCO da Nuntius Games, publicadora de jogos independentes, e Stiven Valerio, fundador da publicadora de games Alchemy Games. A atividade foi conduzida por Marcelo Freitas, CEO da Playbor, empresa especializada em investimento e fomento na indústria de games e parceira na execução técnica do programa Crie Games do Sebrae-SP.

Em seguida, houve a apresentação de pitches de 13 desenvolvedores de games atendidos pelo Sebrae-SP para a bancada formada por Kwan, Cavallera e Valerio. Após cada apresentação, os avaliadores deram feedbacks orientando os empreendedores, que receberam certificados de participação no programa Crie Games ao final das apresentações.

A programação contou também com rodadas de negócios entre empresas e investidores, além de um espaço com computadores para a demonstração dos games dos participantes.

“O Conexão Crie Games é uma grande oportunidade, um grande encontro e é o enceramento de um ciclo de nossas trilhas de capacitação em 2025. Mas também é uma ação com rodadas de negócios, oportunidades e conexões. O segmento de games é muito relevante mundialmente, tem espaço para o pequeno empreendedor e queremos apoiar o desenvolvedor de games para acessar esse mercado tão importante”, afirmou o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.

“Estamos encerrando as ações deste ano com uma ação especial, o Conexão Crie Games. É um momento de celebração do primeiro ano de um programa tão estruturado, com uma série de ações com muita capilaridade no Estado de São Paulo”, explicou a gestora do programa Crie Games do Sebrae-SP, Martha Lopes. “Nas capacitações que fizemos, percebemos que os estúdios têm muito conhecimento técnico, mas falta uma visão de negócio. Por isso, trazemos uma série de ferramentas para que eles consigam transformar o desenvolvimento de jogos em uma operação rentável”, completou ela.

Lucas de Camilo, da 32 Pixels, desenvolvedora do jogo Tuned Turtle, ressaltou os ganhos com o programa. “A experiência no Crie Games foi ótima, tivemos ótimas mentorias. Participamos de palestras que ajudaram a entender tanto da empresa quanto do mercado e como nos organizar melhor. Por meio do Sebrae fomos ao evento BGS (Brasil Game Show, feira anual de videogames) e fizemos reuniões na área business com publishers de outros países. Para nós, como empresa, foi muito importante.”

Thami Nakamura, do Mikan Studio, empresa criadora do jogo Kundara, destacou os aprendizados obtidos no programa. “No Crie Games aprendi como formalizar a empresa, como pensar como empreendedora e como levar o jogo como um produto de uma empresa ao mercado. Participamos de muitas mentorias e networking e vários eventos, o que foi muito importante para ver como outras empresas funcionam na área de games. Levo agora o aprendizado de que temos de ter um plano como empresa, como vamos crescer, que produtos vamos abarcar, estrutura financeira, processos, gestão de equipe; isso vai mudar bastante a Mikan Studio”, disse.

O programa Crie Games apresentou resultados expressivos em 2025, com 446 mentorias de aceleração e 973 atendimentos a 416 pessoas físicas e jurídicas. Os participantes também tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos em grandes feiras do setor, ampliando a visibilidade dos projetos e o acesso ao mercado. Ao todo, o Sebrae-SP forneceu 94 ingressos para desenvolvedores participarem de eventos como Gamescom Latam e Brasil Game Show (BGS).

O Crie Games é um dos eixos do Crie – Polo de Referência Nacional em Economia Criativa, iniciativa do Sebrae-SP em parceria com o Sebrae Nacional, que tem como objetivo promover a economia criativa como vetor de desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Em 2026, dentro do Crie Games, o Sebrae-SP vai realizar mais ações, acelerações em todo o Estado, workshops online e ações de acesso a mercado.

  • Sebrae-SP; Crie Games