ASN SP
Compartilhe

Fernando Vitolo, da agência Younik: serviços de marketing reinventados

Solução encontrada foi ensinar clientes a produzir vídeos em casa, com um curso pago sobre a melhor maneira de usar o celular para gravar, orientando sobre luz e enquadramento, por exemplo
Por Ana Carolina Fereira Nunes
ASN SP
Compartilhe

Até mesmo quem trabalha com marketing digital precisou adaptar os negócios para enfrentar a crise causada pelo novo coronavírus. Fernando Vitolo é dono da agência Younik, aberta em 2013, que hoje atua com estratégia de marketing de conteúdo em vídeo para empresas, do planejamento ao monitoramento de resultados.

Com a impossibilidade de sair para reuniões e para gravar os vídeos por causa da quarentena, a solução encontrada por Vitolo foi ensinar seus clientes a produzir esse material, com um curso pago sobre a melhor maneira de usar o celular para gravar, orientando sobre luz e enquadramento, por exemplo, e sobre como explorar a plataforma YouTube, que tem registrado aumento de audiência com a crise.

“Os números subiram muito. Todos os meus clientes que já têm canal cresceram, tanto em número de inscritos como em visualizações”, diz. Os vídeos gravados pelos clientes também podem ser encaminhados para a equipe da agência continuar o trabalho de edição, pós-produção, montagem e divulgação, todos em home office.

Com os cursos, a Younik chegou a faturar 20% a mais no mês de abril do que na média mensal do último ano. Além disso, o plano da empresa para 2020 previa dez novos clientes e, mesmo em meio à crise, 30% da meta foi alcançada. “Vejo que os empreendedores mais desesperados são os que estão tendo menos resultados. É preciso pensar, respirar e, o mais importante, estar aberto à inovação”, diz.

Vitolo fez o curso Empretec e faz parte do ALI (Agente Local de Inovação), ambos do Sebrae, e prevê que a participação nesses projetos vai ajudar a criar novas soluções para seu negócio. “O ALI, por exemplo, tem ajudado a potencializar coisas que já vinha panejando. Claro, como em todas as crises, tudo é muito incerto. Mas o empreendedor tem que ter a flexibilidade de se adaptar ao ambiente em que está”, recomenda.