As discussões em torno de soluções inovadoras vão dar o tom nesta quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de maio, na Arena do Sebrae-SP na Agrishow, em Ribeirão Preto. O espaço vai abrigar a realização da 3ª edição do Agrohacka e também segue com a exposição das micro e pequenas empresas.
O Agrohacka é realizado pelo Sebrae for Startups, iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups paulistas, e tem parceria com Coopercitrus e a correalização com a Syngenta. Os participantes fizeram uma inscrição prévia e serão divididos em equipes para pensar em soluções inovadoras para democratizar o acesso às tecnologias digitais no agronegócio.
A dinâmica do Agrohacka inclui palestras, brainstorming, mentorias e avaliações para a seleção das melhores soluções tecnológicas desenvolvidas. “Estamos na 3ª edição do Agrohacka e cada dinâmica mostra uma evolução em relação às soluções criadas. Os participantes são estimulados o tempo todo, com metodologias de resolução de problemas e recebem mentorias para formatar a melhor solução”, destaca Alexandre Canova, especialista em inovação do Sebrae for Startups e gestor do programa.
Startups
O Hub Sebrae for Startups está instalado dentro do espaço Agrishow Labs com startups participantes de programas de aceleração. As startups atuam com soluções para o produtor rural e são das cinco cidades que fazem parte do Corredor de Inovação Agropecuária do Estado de São Paulo, o Corredor do Agro. São elas: Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos e São José dos Campos.
Entre elas estava a Weather Service, de Piracicaba, que oferece um sistema de gerenciamento de risco climático para os negócios. De acordo com Alan Galisteu, da Weather Service, o sistema oferece informações que não são comumente acessadas por produtores rurais e instituições. A tecnologia da empresa usa ferramentas para análise e previsão do tempo e promete uma gestão simples e integrada, sem a necessidade de estações meteorológicas.
“Estamos participando pela primeira vez da Agrishow. É uma grande oportunidade. Estamos indo para o mercado agora e é um bom momento para mostrar um pouco do nosso trabalho e, principalmente, que o clima pode ser mensurado e controlado”, ressaltou Alan Galisteu.
Encontro de Negócios
A Arena do Sebrae-SP abrigou nesta quarta-feira, dia 1º, o Encontro de Negócios. Os participantes foram divididos em mesas e cada pessoa teve um minuto para apresentar o negócio e trocar cartões. A proposta é que todos os participantes se conheçam entre si para aumentar a rede de contatos e fazer futuros negócios.
O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, esteve presente na Agrishow e destacou a iniciativa. “O Encontro de Negócios é um espaço de oportunidades, que reúne empresas de segmentos, municípios e regiões diferentes. É uma forma de divulgar o negócio e estabelecer parcerias. E o Sebrae está à disposição dos empreendedores para construir várias outras parcerias para que eles consigam vender cada vez mais e melhor”, afirmou.
O empreendedor Claudemir Giampaolo, de Ibitinga, participou da dinâmica e saiu satisfeito. “Foi um encontro muito produtivo e já consegui fechar negócios”, contou Giampaolo, que estava em busca de revendedores para o seu produto: chips de mandioca frita.
Achei o encontro ótimo. Você chega aqui e pensa que só vai se beneficiar vendendo produtos, mas também posso trabalhar com revenda. Além disso, o encontro proporciona muito networking”, comentou Elen Rizzi, do Café Morro Jaqueto, de Dumont.
Outro participante da ação foi Diego Moraes, da IA Sense, de Sertãozinho. A startup já tem uma plataforma de inteligência artificial para monitorar pragas de cana de açúcar e trabalha em uma nova tecnologia para contagem e identificação de pragas de eucalipto, após participar de um desafio da Gerdau. “Podemos customizar nossa solução. A ideia é ser um monitor de pragas”, disse Moraes.
“Achei o encontro sensacional. É a melhor forma de fazer networking e apresentar sua solução de forma objetiva”, afirmou Fernando Marino, fundador da NexB, plataforma de compra e venda de empresas.
Agricultura familiar
Na tarde desta quarta-feira, foi realizada a palestra sobre o Projeto Agrofamília Empreendedorismo Feminino com Nivalda Alvez, presidente da Cooperativa Agroecológica Mãos da Terra (Comater). A cooperativa tem 95% de cooperadas mulheres. Nivalda destacou os objetivos da parceria, que incluem geração de renda por meio de assistência técnica e fornecimento de mudas e insumos para plantação de hortas, além de certificação orgânica.
“Não tínhamos assistência técnica, não tínhamos uma padronização. E há sete anos temos a assistência do Sebrae, que sempre nos ajudou a nos manter de pé. Imagina uma cooperativa de mulheres. Sofremos muito preconceito. E ter essa parceria com o Sebrae nos ajudou a ser respeitadas”, destacou Nivalda.