-
O Sebrae-SP apresentou ontem, 18 de setembro, o Guia Candidata e Candidato Empreendedores a 30 candidatos do executivo e do legislativo das cidades de Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista. Os encontros ocorreram, respectivamente, no Espaço Memories e na Associação Comercial e Industrial de Nazaré Paulista. O objetivo foi incentivar a incorporação do empreendedorismo nos planos de governo dos aspirantes a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.
O documento orienta sobre políticas públicas de fomento ao empreendedorismo local. Isso é feito destacando ações práticas e projetos que podem ser implementados com o intuito de fortalecer a economia dos municípios e gerar mais oportunidades para a população.
O gerente regional do Sebrae-SP, Sérgio Gromik, enfatizou aos participantes a importância da Lei Complementar 123/2006, que visa criar um ambiente mais favorável para o empreendedorismo, por meio de iniciativas como a simplificação de processos burocráticos de abertura e funcionamento de empresas. “É uma lei que, em conjunto com o Guia, os governantes podem usar a favor do desenvolvimento de seus municípios. Ao valorizar o empreendedorismo, todos crescem juntos”, disse. Outra lei citada pelo gerente foi a 14.133/2021, responsável por orientar sobre compras públicas e que pode ser utilizada para impulsionar economicamente fornecedores da região.
O consultor de negócios do Sebrae-SP Pedro Teles reforçou o potencial do setor público para identificar e viabilizar iniciativas de estímulo ao comportamento empreendedor, tanto em pessoas que já possuem um empreendimento como em escolas e áreas rurais. Além disso, trouxe alternativas com foco em fortalecer startups locais e fomentar negócios. “Nosso Guia é um ponto de partida para ampliar esse diálogo extremamente necessário entre gestores públicos e os pequenos negócios e produtores rurais”, concluiu.
No final dos encontros, todos os 30 candidatos de Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista assinaram o documento, composto por dez compromissos com o empreendedorismo e disponível para consulta e assinatura eletrônica aqui até o dia 5 de outubro. Na próxima semana, a iniciativa será realizada em outros quatro municípios próximos: Santa Isabel, Arujá, Piracaia e Joanópolis.