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Fundador da lojas mel acredita em comércio com propósito

Com foco na adaptação a mudanças, o casal Manuel Cruz e Maria Elena comanda a lojas mel há 44 anos
Por Redação
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Com 55 unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a rede de varejo lojas mel (nome grafado sem espaço entre as palavras e em letras minúsculas, como a empresa faz questão) é fruto da veia empreendedora de Manuel Cruz e sua esposa, Maria Elena. Em 1970, aos 14 anos, o português Cruz desembarcava no Brasil com seus pais e sete irmãos. Sempre trabalhando para ajudar a família, aos 19 anos ele decidiu voltar a estudar. Foi quando conheceu Maria Elena, que viria a ser sua companheira de vida e de negócios. Eles começaram em 1978 com uma pequena loja de material de construção, no Jabaquara, bairro da zona sul paulistana.

O estabelecimento, comprado com ajuda de um tio, virou uma loja de departamentos. “Quando começamos, nossa loja era voltada para material de construção, mas, sempre que alguém pedia uma coisa que não tínhamos, eu anotava no meu caderno e ia atrás do produto. Quando nos demos conta, já tínhamos uma variedade imensa dentro da loja”, conta Cruz. A rede foi ganhando forma, com aquisições de novas unidades em locais com grande fluxo de pessoas. Na pandemia, sem operação presencial, a rede intensificou sua atuação online e conseguiu manter todos os funcionários.

Hoje, o negócio é administrado pelo casal, os filhos e genros, que procuram se aproximar dos 1,5 mil colaboradores com cafés da manhã realizados nas unidades. “Vamos lá escutar, saber o que as pessoas precisam, na vida pessoal mesmo”, afirma Cruz. Na entrevista a seguir, ele fala um pouco mais sobre a trajetória do negócio.

Qual o diferencial das lojas mel para estar há 44 anos no mercado e continuar em expansão?

Acreditamos que o nosso diferencial seja o nosso propósito. Acordamos todos os dias para trazer tudo com amor para nossos clientes, colaboradores e fornecedores. A nossa política interna é pautada no amor e isso acaba colaborando para o nosso trabalho sério e comprometimento em querer fazer dar certo. Também acompanhamos as tendências do nosso segmento, buscando sempre novidades e boas oportunidades para abrir novas lojas. Cada unidade que inauguramos nos enche de orgulho em saber que são novas frentes de emprego que estamos criando, colaborando no sustento de famílias e isso é o que mais nos impulsiona.

Por ser uma empresa familiar, há uma separação dos assuntos profissionais e pessoais? Como isso é feito?

Sim, é preciso separar, pois dentro da empresa se respeita os conhecimentos profissionais de cada um, sem pensar que é mãe, pai, filhos ou genros. Mesmo tendo uma ótima convivência familiar, quando estamos em casa, conversamos sobre coisas do lar, deixando as reuniões empresariais especificamente para o escritório. Toda vez que alguém traz um assunto da empresa para casa, que não seja algo urgente, o outro lembra que o tema será tratado no horário de trabalho.

Como manter a competitividade em um cenário de tantas mudanças no varejo?

Acompanhando as mudanças, estando atento sempre às novidades do segmento, oferecendo bons produtos a preços acessíveis. Seguramos o repasse da inflação nos produtos, reduzimos a margem de lucro, mas não perdemos os clientes. Desde o nosso começo, com a primeira lojinha lá no Jabaquara, ficávamos atentos ao que o cliente precisava e continuamos assim até hoje. A empresa pode ser grande, mas não pode ser engessada.

Quais os principais desafios do varejo nesse cenário de pós-pandemia?

Manter-se crescendo dentro desse panorama difícil para a economia mundial, porém acredito que a recuperação já esteja acontecendo, chegando mais rápido em alguns países do que em outros. Temos muito orgulho em ter conseguido manter nossos colaboradores e celebramos também a abertura de mais seis lojas durante o ano de 2021.

As vendas pela internet continuam a ganhar força?

Sim, a aceleração digital causada pela pandemia veio para ficar. As marcas estão cada vez mais multicanais, unindo as experiências digitais e físicas. Quem não estiver vendendo ou oferecendo seus serviços via internet, já está fadado ao fracasso.

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