ASN SP Atualização
Compartilhe

Sebrae-SP realiza encontro com secretários de desenvolvimento no Vale do Paraíba e Litoral Norte

Primeiro encontro de gestores públicos de desenvolvimento econômico discutiu o papel do empreendedorismo na região
Por Redação
ASN SP Atualização
Compartilhe
Autoridades e lideranças da região participam de encontro no Sebrae-SP (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae-SP promoveu na última segunda-feira (9), em São José dos Campos, o primeiro encontro de gestores públicos de desenvolvimento econômico da região, com a participação de autoridades e secretários de desenvolvimento econômico da região administrativa de São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Realizado no escritório do Sebrae-SP, o evento teve como principal objetivo debater o fortalecimento da cultura e educação empreendedora como ferramenta de transformação social e alavanca para o desenvolvimento econômico das cidades.

No evento foi apresentado o programa Cidade Empreendedora, que é uma iniciativa do Sebrae-SP com o objetivo de impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios, levando estratégias de empreendedorismo para a administração pública. Organizado em biênios, o programa é dividido em dez eixos de atuação: gestão municipal, lideranças, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo e crédito, inovação e sustentabilidade. As soluções são criadas para cada cidade e respeitam as características e individualidades dos municípios.

Paulo Cereda, Nelson Hervey Costa, Janice Junqueira, Tatiana Sapla e Paulo Bevilacqua, do Sebrae-SP

Durante o encontro foram discutidas estratégias para promover o empreendedorismo nos municípios da região, com foco na criação de ambientes favoráveis à inovação, geração de oportunidades e educação empreendedora. A programação também incluiu uma rica troca de experiências entre gestores públicos e representantes do Sebrae-SP, visando estimular iniciativas locais que incentivem a mentalidade empreendedora desde a base.

Segundo o Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, esse evento serviu para destacar uma agenda importante: mostrar de que forma o Sebrae pode ser mais parceiro das prefeituras municipais, fortalecendo cidades regionais, fechando agendas importantes como a simplificação, a desburocratização, o poder das compras públicas, o poder de uma agenda regional como o turismo e o trabalho com as vocações regionais.

“Ficamos muito felizes, porque o nosso escritório em São José dos Campos tem muitas parcerias com diversos municípios aqui, que vão ter vários cases. Mas o mais importante é mostrar que o Sebrae é parceiro dessa agenda de desenvolvimento social e econômico, fazendo com que o poder público, aquele governo mais próximo das pessoas, consiga produzir políticas públicas que impacte a cidade empreendedora, estimulem o empreendedorismo em nossas crianças e adolescentes. Esse encontro foi muito relevante para nossa região”, destaca.

Nelson Hervey Costa, Diretor-Superintendente do Sebrae-SP

Estiveram presentes lideranças da região de São José dos Campos e de outros municípios, entre eles Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Jacareí, Jambeiro, Lagoinha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Santa Branca, São Sebastião, Taubaté e Tremembé.

Entre as autoridades, participaram o prefeito de Natividade da Serra, Evail Augusto dos Santos; o vice-prefeito de Santa Branca, Helcio Castello; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Tremembé, Arthur Bizordi; o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da prefeitura de São José dos Campos, Mario Muniz; o secretário de Agricultura e Desenvolvimento de Jambeiro, Renato Alckmin Ramos; o diretor da Secretaria Municipal da Fazenda de Lagoinha, Claudemir Alves; o Gestor de Comércio e Serviços da prefeitura de Taubaté, Luiz Gustavo Souza; dentre outras autoridades presentes.

Case

Um dos destaques da programação foi a apresentação do case do município de Tremembé, onde Arthur Bizordi, secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, apresentou os resultados alcançados. “Fui convidado para apresentar o case de Tremembé em parceria com o Sebrae-SP, iniciado a partir de uma demanda do grupo de artesanato local, que buscava capacitação específica. A partir das trilhas customizadas oferecidas pelo Sebrae, a prefeitura passou a ampliar a parceria, promovendo diversas ações de capacitação. Entre os destaques estão a realização do Empretec — curso homologado pela ONU, que já formou mais de 120 empresários em quatro turmas — e a implantação pioneira do curso de inteligência artificial para empresários no estado de São Paulo. A parceria também possibilitou a participação na Feira do Empreendedor, com estande da cidade e exposição das artesãs, além da conquista de importantes reconhecimentos, como o Selo Ouro e a classificação entre os 11 melhores no Prêmio Cliente Oculto. O investimento realizado retorna em forma de capacitação, inovação e fortalecimento dos pequenos negócios, refletindo em aumento da produtividade, do emprego e do faturamento, consolidando o Sebrae como parceiro estratégico no desenvolvimento econômico de Tremembé e da região do Vale do Paraíba”, destaca.

Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP

O gerente regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, Paulo Cereda, destacou a importância do encontro para alinhar estratégias voltadas ao desenvolvimento regional por meio do empreendedorismo. “Realizamos o primeiro Encontro de Secretários do Desenvolvimento Econômico da região de São José dos Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Foi um encontro muito importante porque conseguimos alinhar toda a possibilidade que nós temos enquanto Sebrae de realizar boas políticas públicas e desenvolvimento regional, solucionar problemas de geração de emprego, educação empreendedora fomento do empreendedorismo local, que é o DNA do Sebrae. Tivemos exemplos de programas estruturados, em cadeias produtivas específicas do turismo, da construção civil, de confecção exemplos de trabalhos de transbordo da educação empreendedora formando cidadão com maior capacidade empreendedora, criando liderança para o município. O Sebrae o parceiro dos municípios dentro de suas políticas públicas regionais para trabalhar de maneira diferenciada, criando a melhor política pública social que é a geração de emprego. Atualmente, 96% das empresas no Brasil são de micro e pequeno porte, mais de 60% dos empregos são gerados nesses negócios, que são intenso em mão de obra. Fomentar essa força empreendedora é fixar o cidadão na sua cidade e multiplicar o investimento que você faz no desenvolvimento do seu município”, explica.

Arthur Bizordi, secretário de desenvolvimento de Tremembé, ao lado de Nádia Casagrande, do Sebrae-SP

Para Ana Flávia, consultora de políticas públicas do Sebrae-SP, o Cidade Empreendedora apoia o desenvolvimento de municípios por meio de melhorias. “Aproveitamos esse encontro das autoridades municipais para falarmos do Cidade Empreendedora, que tem uma abordagem estratégica que apoia o desenvolvimento dos municípios por meio de melhorias do ambiente por meio do fomento ao empreendedorismo e do apoio ao desenvolvimento econômico local. Para que tudo isso possa acontecer, o Cidade Empreendedora, por meio dos escritórios regionais, leva um arcabouço de produtos, consultorias e programas que são divididos em dez eixos que contemplam todas as temáticas importantes para esse desenvolvimento local. O Cidade Empreendedora muda o rumo dos negócios e, mais que isso, ele transforma a vida das pessoas que residem dentro das cidades”.

O primeiro Encontro Regional, promovido pelo Sebrae-SP, reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento dos municípios por meio do empreendedorismo e da qualificação de gestores públicos. A troca de experiências e o alinhamento de estratégias entre as lideranças presentes foram essenciais para consolidar parcerias e fomentar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de oportunidades.

-

  • comportamento empreendedor
  • sebrae-sp