Pesquisa do Sebrae indica que, entre 2018 e 2021, as contratações de bens e serviços por entes federais, estaduais e municipais no Brasil movimentaram cerca de R$ 494 bilhões. Deste total, R$ 129,4 bilhões, ou 26%, correspondem aos pequenos negócios. A partir do dia 1º de abril de 2023, com a vigência da nova lei de licitações, os pregões serão, como regra geral, eletrônicos – o que possibilita que ainda mais micro e pequenas empresas participem das licitações.
De olho neste cenário, o Sebrae-SP e a Prefeitura Municipal de Caraguatatuba promovem entre os dias 3 e 6 de abril, das 18h30 às 21h, um workshop gratuito sobre como vender seus produtos e serviços para a Prefeitura. Micro e pequenas empresas de Caraguá e região podem se inscrever. A ação acontecerá de forma presencial na EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar, localizada na R. João Marcello, 302, na Estrela Dalva. Ao todo são 45 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo link https://bit.ly/projetocompraspúblicas. Mais informações pelo telefone (12) 3519-4810, opção 4.
No primeiro dia de workshop (03/04), as pequenas empresas vão aprender sobre o que são compras públicas. Aqui a ideia é mostrar o que, como e quanto o Poder Público compra, assim como o que são licitações, quais os tipos existentes e os benefícios que as MPEs possuem. No segundo dia (04/04) será a vez de entender por onde começar fazendo o cadastro do negócio como potencial fornecedor, qual a ferramenta de busca para editais, como funcionam as compras diretas, as emergenciais e como é realizado o pagamento.
No terceiro dia (05/04) o foco vai ser no preço: como formar o preço ideal de venda de seus produtos, quais são os custos indiretos que impactam no preço, como funciona o fornecimento a longo prazo e os reajustes. Por fim, no quarto dia (06/04) é a vez de simular o pregão eletrônico. Aqui será possível ver como funcionam as ofertas de lances, a navegação pela plataforma de compras da Prefeitura e como inserir a documentação.
Todos os pequenos negócios que concluírem os quatro dias de atividades vão receber ainda mentorias on-line do Sebrae-SP para apoio no entendimento dos editais, formação de preço de venda, suporte para dúvidas, cadastramento nos órgãos compradores, envio de orçamentos e organização da documentação necessária para participar.
O workshop é inédito, visto que, pela primeira vez, será oferecida uma oficina prática que vai simular um pregão eletrônico na própria plataforma de compras utilizada pela prefeitura. “A ideia é que os pequenos empresários percorram todas as etapas do sistema e vejam que não é difícil participar de uma licitação”, comenta a consultora de negócios do Sebrae-SP, Tatiana Sapla. “Criamos esse ambiente simulado a partir da observação das dificuldades dos pequenos negócios de entenderem como funcionam os procedimentos de compras e a operação em si dentro dessas plataformas”, explica.
De acordo com Sapla, o acesso a novos mercados é uma das principais dificuldades dos donos e donas de uma pequena empresa. “Vender para o Poder Público é uma alternativa totalmente viável para o pequeno negócio, mas é preciso ficar atento aos editais e elaborar um projeto de vendas para saber se terá capacidade de atender os pedidos. E é justamente neste ponto que queremos ajudar as empresas de Caraguatatuba e terem mais essa possível fonte de receita”, conclui.
SERVIÇO
Prepare-se para vender para a Prefeitura de Caraguatatuba
Datas e horário: 03 a 06/04, das 18h30 às 21h
Local: EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar
Endereço: R. João Marcello, 302, na Estrela Dalva – Caraguatatuba/SP
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/projetocompraspúblicas
Mais informações: (12) 3519-4810, opção 4