Para concluir a 1ª Semana de Turismo do Vale do Ribeira, a cidade de Registro será palco da Feira Encantos do Ribeira neste fim de semana. As ações vão acontecer no sábado (16), das 11h às 20h, e no domingo (17), das 11h às 18h, no Ginásio Mário Covas. Os moradores do Vale poderão comprar pacotes de viagens com descontos para conhecerem a própria região. Os visitantes poderão aproveitar espaços de gastronomia com culinária regional, atrações culturais que valorizam a identidade do Vale do Ribeira, além de palestras focadas nas potencialidades turísticas locais. A entrada é gratuita.
As palestras serão oferecidas pelas entidades parceiras do evento durante o sábado (16) no Auditório Federal Invest, das 9h às 19h. Elas começam com uma mostra de saberes criativos e passam por temas como turismo de experiência, acessibilidade, artesanato, cicloturismo, entre outros. Confira a programação completa:
09h00 – 11h30: Mostra de Saberes Criativos
12h00 – 12h30: Grande Reserva Mata Atlântica e o potencial de Natureza
13h00 – 13h30: Observação de aves: educação ambiental, lazer, ciência cidadã e conservação
14h00 – 14h30: Turismo de Experiência: prática, profissionalismo e outros aspectos
15h00 – 15h30: Turismo, acessibilidade e sexualidade
16h00 – 16h30: Turismo social, operacionalização ética e sustentável em roteiros de base comunitária
17h00 – 17h30: Artesol e o Artesanato em Rede no Vale do Ribeira
18h00 – 18h30: Cicloturismo
19h00 – 19h30: Documentário – Nas Beiras do Ribeira
Para quem mora no Vale do Ribeira e ainda não conhece toda a região, várias agências e agentes de turismo estarão presentes oferecendo pacotes especiais com descontos para os moradores do próprio Vale. A ideia é fomentar o turismo regional e fortalecer a identidade das pessoas com a região em que vivem.
Haverá pacotes, por exemplo, para Iporanga com 20% de desconto para hospedagem e visita a Caverna Lago Suspenso, que possui dois rapéis, flutuação e escalada; para Cananéia com 30% de desconto com canoagem no Lagamar; Iguape com 50% de desconto para hospedagem, visita à praia da Jureia, trilha do Morro do Farol e noite com fogueira; entre outras opções.
Quando o assunto é gastronomia, a Feira Encantos do Ribeira faz valer ainda mais o seu nome reunindo um grupo de empresas locais que vão oferecer diversos pratos com um toque típico da culinária regional, como por exemplo ceviche de banana da terra, burrata com pesto, confit e pão artesanal, pastel de carne seca com banana da terra, creme de juçara (juçaí), entre outros.
O mesmo acontece com as atrações culturais. O rico artesanato do Vale do Ribeira será apresentado por 25 artesãos selecionados, com trabalhos de altíssima qualidade e que representam não só o artesanato tradicional da região, composto por cerâmica, entalhes em madeira, cestaria e trançados com fibras naturais, mas também com trabalhos manuais inspirados nos aspectos da região.
Além disso, o público presente poderá se divertir com música, dança, folguedos e apresentações culturais, como Packaw, Netto Pio, Taikô, grupos de fandango, bandas e muitas atrações ao longo de todo o sábado e domingo no palco cultural do evento, tudo viabilizado pelas prefeituras municipais da região.
Para a gerente regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, Michelle Santos, o principal objetivo do evento é promover o Vale do Ribeira dentro e fora do Vale. “Queremos dar visibilidade aos municípios e seus atrativos turísticos, gastronômicos e culturais promovendo o acesso a mercado e novos negócios aos empreendedores e empreendedoras locais gerando aumento de faturamento e contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, destaca. “Essa será uma oportunidade ímpar para as pessoas conhecerem e valorizarem o trabalho local inspirados na diversidade cultural da região e expressados com muita criatividade representando e carregando a história do Vale do Ribeira”, conclui.
Dá Gosto Ser do Ribeira
Iniciativa do Sebrae-SP e com realização da Garimpo de Soluções, o plano estratégico de economia criativa Dá Gosto Ser do Ribeira completou três anos de atuação no Vale do Ribeira no último mês de agosto desenvolvendo os negócios locais a partir da valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades da região. Ao todo são 25 ações focadas em três eixos principais: ecoturismo, alimentação/gastronomia e artesanato, com especial atenção aos saberes, à história, às culturas tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, à imigração japonesa e ao contexto do empreendedorismo inovador alinhado às práticas e potencialidades existentes.