Com o objetivo de realizar visitas técnicas em lojas-modelo e estabelecimentos que são referência na capital paulista, o Sebrae-SP levou um grupo de empresários da região de Ribeirão Preto para participar do Programa Inova Olhar, onde conseguiram analisar as principais tendências e boas práticas para levar às suas atividades no interior. A ação ocorreu na terça-feira, dia 18 de abril.

Os empresários foram divididos em dois grupos: comércio e serviços. As visitas contribuíram para aprofundar os conhecimentos e entender como as tendências de design thinking, visual merchandising, entre outras estratégias de comercialização são trabalhadas na capital e como é possível aplicar no dia a dia em seus próprios negócios no interior do Estado.
De acordo com Fernanda Almeida, gestora do Inova Olhar no Sebrae Ribeirão Preto, o programa proporciona aos participantes uma grande oportunidade de visualizar na prática como ser referência em um mercado, como trabalhar o seu diferencial e se destacar. “O programa mostra como agregar valor aos seus clientes desde os simples detalhes da rotina de recepção e atendimento ao cliente, até a entrega do produto, e finalização. Sem dúvida, visitas de grande valor, principalmente aos empresários do interior do estado que não tem tantas oportunidades dessas vivências”, destacou.
“Acredito que vou conseguir aplicar o que aprendemos, aos poucos, na minha pequena empresa e vou me empenhar para colocar as ações em prática no dia a dia para a empresa poder crescer”, afirmou empresária Adriana Frazim, da Driff Point. “Foi um dia muito produtivo, de muito conhecimento. Vi vários pontos que pretendo aplicar na minha empresa”, relatou Selma Rodrigues, da Alka Cosméticos.

“Foi uma experiência sensacional conhecer cada processo e perceber o que cada empresa faz para cuidar do seu cliente e colaborador. O que mais me impactou foi a excelência no atendimento que sempre buscamos e a inovação, esse olhar visionário que todas as empresas mostraram, além do cuidado com a sustentabilidade”, afirma Flávia Tomé, da empresa Decora.
Luciana Reis, da Cervejaria Fat Cat, considerou a ação do Sebrae muito importante para dar oportunidade para os empreendedores do interior. “Voltei com muitas ideias para aplicar no meu negócio, fiz contatos e possíveis parcerias”, contou.
Visitas

O roteiro do grupo de serviços incluiu os seguintes estabelecimentos: Zee Dog Temple, Mestre Queijeiro, Betsy, Le Burger Secreto, Villa San Pietro, We Coffee, Paradis Macaron, Circus Hair e Gato Griô Café 2D. Já os empreendedores de comércio visitaram: Natura, Galeria Melissa, Carlo’s Bakery, Track & Field, IDA, Chili Beans, Café Paris, ALME, Benglô, Boticário Lab, ZAITT e Fábrica de Dengo.
Todos os clientes do Sebrae-SP que participaram da ação fazem parte do Programa ALI – Agente Local de Inovação do Escritório Regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto. O programa visa a melhoria da produtividade dos pequenos negócios a partir de um acompanhamento focado no aumento da produtividade.
