Um grupo de sete empresárias de Piracicaba e Nova Odessa participou da Missão Empresarial Inova Olhar promovida pelo Sebrae-SP neste começo de julho, em São Paulo. A ação teve como objetivo realizar visitas técnicas em estabelecimentos e lojas-modelo para aprofundar os conhecimentos e entender como as tendências de design thinking, visual merchandising, entre outras estratégias de comercialização são trabalhadas na capital e como é possível aplicar no dia a dia em seus próprios negócios no interior do Estado.
O roteiro incluiu estabelecimentos como Alme, Bem Glô, Bruna Tavares, Havaianas, Carlo’s Bakery, Galeria Melissa, Natura, O Boticário Lab e Fábrica de Dengo, localizadas na região da Oscar Freire e Pinheiros, pontos de referência do comércio paulistano. A consultora de marketing do Sebrae-SP, Silmara Souza, esteve presente acompanhando o grupo junto com a analista de negócios do Sebrae-SP, Alice Rosado, e destaca o aprendizado da missão.
“Essa missão técnica serviu para que as empresárias pudessem ter conhecimento do que é praticado em várias grandes empresas que são referência em seus segmentos. O grupo aprendeu diversas boas práticas, como marketing sensorial, personalização e exposição de produtos, iluminação, decoração, atendimento, mas principalmente que, hoje, as lojas não são apenas ambientes de compra, mas sim de experimentação”, afirma Silmara.
A ação, que contou com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa (Acino), levou para São Paulo as empresárias Andréia Carone, da Bag Mais; Denise Zanetti, da Eloah Modas; Eliane Alves, da Studio Eliane Alves; Elisneiva Santos, da Soul Autêntica Acessórios; Renata Ferreira, da Avante Papelaria; Talita Garavello, da Toda Semana Beleza Express; e Tatiane Tavares, da Studio Sperchi Pilates e RPG.
Para a empresária Renata Ferreira, a ação foi importante para conseguir inovar na forma de atender o cliente e trabalhar os seus produtos em Nova Odessa. “Se o produto por si só não é diferenciado, o ambiente pode ser. Trabalhar o layout com valores e conceitos da marca pode fazer toda a diferença”, comenta. Já a empreendedora Elisneiva Santos destaca a personalização de produtos. “É uma grande tendência e uma estratégia eficaz que permite com que os clientes se sintam únicos e vivenciem uma experiência diferenciada”.