O consumidor que compra dos pequenos negócios pretende gastar, em média, R$ 200 nos presentes para comemorar a data, aponta pesquisa realizada pelo Sebrae-SP. Esse valor é 32% maior do que o tíquete médio apontado na pesquisa de 2021 – R$ 151,50. Em média, os consumidores dos pequenos devem comprar 3,3 presentes de Páscoa. Cerca de um terço (34%) de quem compra dos pequenos vai gastar mais do que no ano de 2022, enquanto que outro terço (33%) vai gastar igual. O restante ou vai gastar menos (15%) ou não comprou nada na Páscoa passada (18%). A pesquisa foi realizada com 670 consumidores do Estado de São Paulo entre 8 e 9 de março de 2023.
Em relação aos produtos adquiridos, a primeira opção entre quem compra dos pequenos negócios é comprar ovos de Páscoa (74%), e a segunda opção são chocolates em geral (56%), números semelhantes a quem compra dos grandes. A diferença, porém, está no tipo de produtos. Quem compra de pequenos negócios prefere investir em chocolates artesanais (75% contra 31% dos que compram dos grandes). Já para quem vai comprar de grandes empresas, as preferências são os ovos acompanhados de brinquedos (38%) e industrializados (36%).
Outra diferença está no planejamento de compras. Quem compra dos pequenos planeja com antecedência (50% contra 40%) e quem compra dos grandes prefere aproveitar as promoções e descontos (43% dos grandes). A qualidade dos produtos é o principal fator que influencia quem compra dos pequenos, enquanto que ofertas e promoções são o principal fator de influência para quem compra dos grandes. Para a busca de informações sobre produtos, dois tópicos se destacam entre quem compra dos pequenos: a recomendação de outras pessoas (59%) e o Instagram (44%). Já em relação ao domingo de Páscoa, a comemoração deverá ser caseira: 59% de quem compra dos pequenos e 53% de quem compra dos grandes vai passar a data em casa.
O Sebrae-SP também estima que cerca de 155 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) serão afetados positivamente pelas vendas de Páscoa, entre pequenos varejistas, fabricantes de pães e doces e fabricantes de chocolate. O cálculo foi projetado em março de 2023 a partir dos resultados de uma sondagem de abril de 2022 que avaliou a relevância de datas comemorativas para as vendas dos MEIs.