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Brechós atraem consumidores que buscam economia e consumo responsável

Região de Bauru conta com 182 negócios no comércio varejista de produtos usados
Por Redação
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Sustentabilidade, consumo consciente e preços acessíveis são tendências que fazem o consumo em brechós ganhar destaque a cada ano, fomentando a economia circular. De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, o estado de São Paulo conta com 7.348 pequenos negócios no comércio varejista de produtos usados (brechós), sendo 5.211 (71%) microempreendedores individuais. Na região de Bauru, existem 182 negócios do segmento, sendo 129 MEIs.  

Entre os itens mais procurados pelos consumidores estão artigos do vestuário, com destaque para roupas masculinas (51%), roupas femininas (50%), calçados (46%), acessórios do vestuário, como bolsas, bijuterias e óculos (43%) e roupas de grife (42%).

Os principais motivos que levam os consumidores a comprarem em brechós são os preços mais baixos (71%), a qualidade dos produtos (45%) e a sustentabilidade aliada ao consumo consciente (43%). Os clientes costumam gastar em média de R$ 50 a R$ 100 nos estabelecimentos.

Quanto à frequência de compra, 32% dos entrevistados costumam comprar em brechós a cada dois meses (em média seis compras por ano), seguido por 22% dos que compram uma vez por semestre (duas compras por ano).

“O consumo mais sustentável e consciente é uma tendência global. Aliado a isso, a busca por preços mais acessíveis, o interesse por peças únicas e estilosas, e a crescente conscientização em torno do consumo sustentável tem impulsionado o setor”, afirma Carol Fabris Ferreira, Coordenadora de Pesquisas do Sebrae-SP.

A pesquisa revela ainda que 84% dos consumidores preferem realizar as compras em brechós físicos, enquanto os brechós online possuem 40% da preferência.

A grande maioria, 93% consideram a compra em brechós uma forma de consumo sustentável, desses, 30% acreditam que ainda é necessário aumentar a conscientização sobre esse tema. Cerca de 39% consideram questões ambientais ao comprar em brechós, seguido por 37% que consideram algumas vezes e apenas 7% que nunca consideraram esse fator.

44% dos consumidores já deixaram de comprar em brechós devido ao estado de conservação das peças, enquanto 38% apontaram os preços elevados como motivo. A falta de higiene ou organização do local e a falta de higienização das peças foram citadas por 31% dos consumidores. Um pouco mais da metade dos respondentes (54%) indicaram que uma maior variedade de tamanhos poderia melhorar a experiência de compra, seguidos por melhor organização da loja/site (49%) e mais promoções e descontos (45%).

Com mais de 15 anos de experiência no mercado second hand, Michelle Svicero acompanhou a transformação do segmento e sua popularização. Formada em moda, ela conta que sua paixão pelos brechós surgiu de forma natural. “Comecei visitando brechós para estudar peças de décadas passadas e me encantei pela exclusividade, pelo custo-benefício e pela sensação de garimpar verdadeiros tesouros”, lembra.

O propósito de seu negócio vai além da compra e venda de roupas, o objetivo é transformar o hábito de consumo das mulheres. “Queremos mostrar que é possível comprar peças de excelente qualidade, reutilizar e ainda recuperar parte do investimento. É uma forma mais inteligente e sustentável de consumir”, explica.

Para ela, o sucesso de um brechó está em uma curadoria primorosa e em um mix de produtos alinhado ao público. “O maior desafio é manter o equilíbrio entre razão e emoção nas escolhas, usar métricas, entender o que o cliente deseja e garantir um padrão de qualidade alto. Queremos oferecer uma experiência de compra de alto nível, acessível e democrática, capaz de encantar até quem nunca entrou em um brechó”, completa.

No entanto, Michelle analisa que o segmento ainda é recente e está em processo de profissionalização. “Quando começamos, não havia referências, métodos ou modelos consolidados, diferente de outros setores, como o alimentício. Tudo era feito de forma muito amadora. Testamos diversos formatos de compra, venda e consignação até entender o que funcionava”, relembra. Dessa vivência nasceu a Release Franchising, criada para compartilhar aprendizados e oferecer um caminho estruturado a quem deseja empreender no setor. “Nosso objetivo é facilitar a jornada de novos empreendedores, para que já comecem com processos e métricas definidos, evitando erros que nós mesmos tivemos que enfrentar”, conclui Michelle.

 O levantamento 

A pesquisa Brechós 2025 foi elaborada a partir de duas sondagens: a primeira apresenta as estatísticas que caracterizam o varejo de produtos usados (brechós) no estado de São Paulo. Já a segunda mostra os resultados de pesquisa de campo com 400 consumidores de brechós, com coleta de dados realizada entre os 23 de abril e 4 de maio de 2025.

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