Lisboa, Óbidos e Alentejo são os destinos da Missão Empresarial BTL Turismo do Sebrae-SP, que será realizada de 25 de fevereiro a 5 de março. Um grupo de 24 empresários e gestores públicos está em Portugal para participar de visitas técnicas, reuniões e feira do setor para entender as boas práticas e observar tendências da economia turística que podem ser aplicadas no Brasil.
Portugal foi o destino escolhido da Missão Empresarial pela sua relevância no setor. Em nove anos, o País registrou uma taxa de crescimento médio anual de 7,2% nas hospedagens, passando de 37 milhões de hospedagens em 2010 para 70 milhões, em 2019.
A programação da Missão Empresarial reúne roteiros gastronômicos, religiosos, de aventura e culturais, mesclado com conversas com entidades que promovem os destinos. Uma das principais atrações da programação é a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a maior feira de turismo de Portugal, contando como mais de 1,4 mil expositores e mais de 70 mil visitantes.
A agenda contempla uma série de visitas a destinos e pontos turísticos de inspiração, como os hotéis referência: Palácio Ludovice Wine Experience Hotel e o Hotel The Literary Man. A delegação brasileira também fará visitas técnicas na Fábrica de Pasteis de Belém, inaugurada em 1837 e com produção de mais de 20 mil pasteis de nata por dia, além de empresas de azeite, licor e vinícolas.
O roteiro conta ainda visitas institucionais na Prefeitura de Óbidos, Óbidos Criativa e o Nest, uma associação atua com cultura de inovação, conhecimento digital e projetos e pilotos de inovação que promovem a conexão com empresas, empreendimentos de capital e exposição internacional.
“Trata-se de uma Missão que reúne empresários e gestores públicos. Isso porque não conseguimos o desenvolvimento turístico nos territórios sem esse trabalho em conjunto. A proposta da ação é entender como é feito o planejamento para promoção e estruturação do turismo por meio de roteiros e produtos bem definidos que podem servir de exemplo e inspirar os brasileiros”, destaca Marco Vinholi, diretor técnico do Sebrae-SP.
Os participantes da missão também participarão de um hackathon, uma dinâmica para entender o que pode ser feito nos seus próprios negócios e destinos a partir das visitas e tendências conhecidas. Após a viagem, os participantes seguem com acompanhamento dos consultores do Sebrae-SP para aplicação das tendências. A Missão Empresarial faz parte do programa Sebrae Trade Negócios Globais de internacionalização de MPEs de São Paulo e do programa Sebrae de Turismo.