
A empreendedora Kellen Petreche, fundadora da startup Edutech21, conquistou o ouro na categoria Ciência e Tecnologia do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – etapa São Paulo. É a primeira vez que Kellen alcança a principal colocação da premiação, após ter ficado em segundo lugar no ano passado.
O prêmio reconhece iniciativas lideradas por mulheres em diferentes áreas da economia e, nesta edição, registrou um crescimento expressivo: 985 inscrições no estado, quase quatro vezes mais que em 2023. Ao todo, 15 finalistas disputaram as categorias Produtora Rural, Pequeno Negócio, Microempreendedora Individual (MEI), Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais.
Educação com inovação
À frente da Edutech21, Kellen desenvolve soluções que unem realidade virtual, realidade aumentada e gamificação para tornar o ensino da Matemática mais atrativo no Ensino Fundamental. O principal programa da startup é o X-MATH, que alia tecnologia imersiva e capacitação docente com foco no engajamento dos estudantes.
“Educação é minha paixão! Ver uma criança que não gosta de Matemática descobrir uma forma de aprender com a leveza da ludicidade só me faz sentir que vale a pena sonhar e lutar pelo que acredita”, afirma Kellen.

Segundo a empresária, os recursos tecnológicos aplicados pela Edutech21 têm impacto direto na superação de barreiras de aprendizagem. “As crianças entram em um mundo de aventura, interatividade e imersão. Isso quebra a resistência do ‘não gosto de matemática’ ou ‘não consigo entender’. As aulas deixam de ser só conteúdos densos e abstratos para se tornarem divertidas, com a concretização de conceitos complexos”.
Reconhecimento e evolução
Ao comentar a conquista, Kellen ressalta o simbolismo do prêmio:
“Não tenho como descrever a alegria de receber a notícia de que seu projeto de vida foi reconhecido em nível máximo, e entre propostas tão sólidas quanto as das demais concorrentes”.
A empreendedora lembra ainda da trajetória até o ouro. “Embora a felicidade com o segundo lugar tenha sido imensa, acredito que vencer exige resiliência e a capacidade de melhorar sempre. Essa sou eu, isso é a Edutech21: evolução e aprimoramento contínuos, sempre alicerçados em coragem”.
Inclusão feminina nas áreas STEM
Além da inovação pedagógica, a Edutech21 busca incentivar a participação de meninas em áreas ligadas à ciência e tecnologia. “Buscamos despertar nelas o interesse pelas áreas STEM, que historicamente é muito tímido. Imagine todo o potencial feminino em peso em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática?”, projeta Kellen.
Próximos passos
Após a conquista inédita na etapa paulista, Kellen Petreche de avança para a final nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, representando o estado de São Paulo na categoria Ciência e Tecnologia. A grande final acontecerá durante o Delas Summit 2025, nos dias 30 e 31 de outubro, em Florianópolis/SC, evento que reunirá mais de 6,5 mil participantes de todo o país em dois dias de debates, painéis, networking e oportunidades de negócios. Entre os prêmios estão valores em dinheiro de até R$ 30 mil, capacitação pelo Empretec e participação em missão técnica.
Para Kellen, mais do que uma conquista individual, o ouro simboliza uma mensagem para outras mulheres que desejam empreender em tecnologia. “Coragem! Ainda que o mundo queira te desanimar, se você confia no seu propósito, lute, estude, mude o que for preciso, ouça quem tem mais experiência. Os erros fazem parte do caminho, mas o crescimento só vem para quem enfrenta os desafios e sabe aonde quer chegar”.
-
