O que é mais desafiador: lançar uma ideia ou manter o seu negócio no ar? Como enfrentar os obstáculos que o caminho do empreendedorismo pode trazer? Essas perguntas ganham uma resposta prática e imersiva na arena “Ventos Empreendedores”, um dos espaços da Feira do Empreendedor do Sebrae-SP (FE24), que se encerra nesta segunda-feira, 14 de outubro. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site.
O espaço foi pensado para quem é empreendedor ou deseja começar um novo negócio e simula um voo de asa delta para mostrar os riscos e desafios do empreendedorismo. Os visitantes vestem asas delta e, com o auxílio de óculos de realidade virtual, experimentam a sensação de empreender como se fosse um voo. O vídeo apresentado demonstra as diversas realidades do empreendedorismo e deixa a mensagem de que empreender requer coragem e resiliência para enfrentar desafios.
“A relação entre o empreendedorismo e o voo de asa delta é que, no empreendedorismo, são altos e baixos o tempo inteiro. E, assim como no vídeo, no começo você tem um olhar, e ao longo do processo de empreender, você vai tendo novos olhares, outros aprendizados e muito crescimento”, relata a empresária Tammy Soares, da Chicletemkt.
O vídeo, que dura três minutos, mostra diversas paisagens do Brasil e foi pensado para fazer o visitante refletir sobre o comportamento empreendedor e as habilidades necessárias para começar o próprio negócio.
A consultora do Sebrae-SP e responsável pelo espaço, Ana Maria Brasílio, falou sobre a comparação entre a experiência do voo e a vida real: “Nós fizemos uma comparação entre a vida do empreendedor e as atitudes empreendedoras necessárias. Porque, assim como quem vai voar de asa delta precisa fazer pesquisa, buscar oportunidades, conhecer o local e avaliar riscos, na hora de empreender essas características também precisam estar presentes. ”
Para Ana Paula Botassim, proprietária da Veterinária São Francisco, a experiência do voo de asa delta reforça a garra de quem deseja empreender: “A mensagem é de que a gente pode fazer tudo o que quiser. Que conseguimos enfrentar os desafios. ”
“A gente quer que o empreendedor termine a experiência e saia com a sensação de que ele pode fazer, de que está pronto para fazer. Que, através da experiência, ele conseguiu localizar dentro dele quais são as suas potencialidades e o que ele pode fazer para colocar isso em prática”, encerra Ana Maria.
Carbono neutro
A neutralização de carbono envolve compensar as emissões de gases do efeito estufa. O Sebrae-SP está muito preocupado com a sustentabilidade do planeta. Por isso, na FE24, a neutralização de carbono abrangerá o consumo de energia, os deslocamentos e a gestão de resíduos durante as três fases do evento: montagem, realização e desmontagem.
SERVIÇO
Data: Só até hoje, 14 de outubro, das 10h às 20h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo
Informações e inscrições: fe24.sebraesp.com.br
Entrada gratuita
Como chegar:
Os traslados gratuitos de vans estarão disponíveis em duas estações do metrô ao SP Expo, das 9h30 às 21h30.
Estação Santos-Imigrantes (linha verde)
Rua. Engº. Guilherme Winter x Av. Dr. Ricardo Jafet
Estação São Judas (linha azul)
Rua Major Freire (desembarque) x Av. Fagundes Filho (embarque)